O Quebra-Nozes: Espetáculo de balé será realizado no dia 14 de outubro com entrada franca

Publicado por SECOM em: 04/10/2018


O Teatro Municipal Christiane Riera apresenta, no dia 14 de outubro, às 17 horas, o espetáculo O Quebra-Nozes, uma iniciativa do Projeto Dança e Cidadania direcionado aos alunos e alunas das escolas municipais de Itajubá. O espetáculo é uma realização da Cia. de Dança de Campinas e do Ministério da Cultura, patrocinado pela Mahle, Stoller e Matera, e conta com o apoio da Prefeitura de Itajubá, da CPTI e da Progen. A entrada é franca, de acordo com a ordem de chegada no dia da apresentação.

Com direção geral de Lucia Teixeira e direção artística de Fernando Palma, o conto natalino O Quebra-Nozes retrata uma festa da alta burguesia na qual a pequena Clara, irmã de Fritz, ambos filhos do casal Stahlbaum, recebe do padrinho, Herr Drosselmeyer, um quebra-nozes em forma de boneco. Durante a festa, o velho Drosselmeyer entretém as crianças com mágicas e danças. Finda a festa, a casa dorme e Clara adormece na sala junto à árvore de Natal. Com uma mágica de Drosselmeyer, Clara, já adulta, sonha que um exército de ratos está invadindo a sua casa. O Quebra-Nozes ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. O Rei dos Ratos fere o boneco que, desarmado, está prestes a perder a batalha, quando Clara o salva, atirando seu sapato no rato.

Assim, Clara quebra o feitiço que havia sobre o boneco Quebra-Nozes transformando-o em um belo Príncipe. O Príncipe conduz Clara ao Reino das Neves a caminho do seu castelo. Chegando ao Reino dos Doces (castelo do Príncipe), seus súditos e convidados de diversos países homenageiam a chegada do casal com uma grande festa. Acontece, então, uma sucessão de danças de diversas regiões e, por fim, o Grand Pas de Deux da Fada Açucarada. Em seguida, Drosselmeyer acaba com o sonho de Clara e a conduz de volta à sua realidade de criança, deixando-a apenas com suas lembranças.