Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Abertura das atividades contou com a entrega do Prêmio Itajubense de Ciência e Tecnologia

Publicado por SECOM em: 16/10/2018


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) acontece anualmente, no mês de outubro, e tem como objetivo aproximar a população da Ciência e da Tecnologia, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Em Itajubá, a abertura da SNTC foi realizada no dia 15 de outubro, no Teatro Municipal Christiane Riera, e contou com a presença de representantes dos organizadores do evento no município: Prefeitura de Itajubá, representada pelo secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot; Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), representado pelo diretor Bruno Vaz Castilho de Souza; e Universidade Federal de Itajubá (Unifei), representada pelo reitor, Prof. Dr. Dagoberto Alves de Almeida. O professor Rochel Montero Lago, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou a palestra de abertura sobre o tema: A universidade e a redução das desigualdades.

Prêmio Itajubense de Ciência e Tecnologia 2018

Durante a abertura, também ocorreu a entrega do Prêmio Itajubense de Ciência e Tecnologia 2018, uma iniciativa da Prefeitura de Itajubá e do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A ideia do Prêmio, em sua primeira edição, é reconhecer e disseminar práticas de ensino, pesquisa e desenvolvimento de ciência e tecnologia. Foram premiados professores, pesquisadores e projetos de Propriedade Intelectual que se destacam nas seguintes categorias:

➡Professor ou Professora destaque da Educação Básica no Ensino Público: Beatriz dos Santos Araújo
➡Projeto destaque em propriedade intelectual: Etiqueta Adesiva de Monitoração Eletrocardiográfica
➡Pesquisador Destaque 2018: Geraldo Lúcio Tiago Filho
➡Pesquisadora Destaque 2018: Daniela Sachs
➡Pesquisador ou Pesquisadora atuante na temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018: Ciência para redução de desigualdades: Antônio C. Ancelotti Junior, representado na solenidade pela professora Miriam de Lourdes Noronha Motta Melo

A SNTC é realizada sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, em Itajubá, conta com o apoio do Museu de Astronomia e Ciências Afins e com a parceria da Faculdade Wenceslau Braz (FWB), do Centro Universitário de Itajubá - Fepi, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM), do Grupo Educacional FMIT, da Intecoop, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) e da Superintendência Regional de Ensino (SRE). O tema Ciência para a Redução das Desigualdades foi o escolhido para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que até o dia 21 de outubro. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Acesse o link e confira as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Acesse a página da Prefeitura no Facebook e veja as imagens: @prefeituraitajuba

Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada no Teatro Municipal Christiane Riera

Palestra de abertura foi ministrada pelo professor Rochel Montero Lago

Evento contou com a entrega do Prêmio Itajubense de Ciência e Tecnologia

Equipe organizadora do Prêmio Itajubense de Ciência e Tecnologia