Escola Municipal Teodomiro Santiago estimula o desenvolvimento dos alunos por meio da meritocracia

Publicado por SECOM em: 30/10/2018


A Escola Municipal Teodomiro Santiago, para valorizar os alunos pelo desenvolvimento escolar, passou a identificar aqueles que apresentam melhor e/ou evolução no desempenho e reconhecê-los, impulsionando esses alunos a alcançar resultados cada vez melhores, por meio da meritocracia.

A proposta apresenta-se como uma alternativa para aproximar familiares da escola oportunizando o estímulo a autoestima, valorizando a participação dos mesmos a fim também de quebrar paradigmas, mesmo que em longo prazo, como possibilidade de garantir maior presença dos responsáveis às reuniões de pais.

Esta proposta surgiu a partir de discussões entre professoras do turno vespertino, especialistas em educação e estagiários do curso de Psicologia do Centro Universitário de Itajubá, ao longo do primeiro semestre do ano letivo de 2016. A partir de então, as especialistas de educação Juliane da Silva Paula Sallum, e Rosangela Benedita Ribeiro, tiveram a iniciativa de montar certificados aos alunos destaques de instituição de ensino e enviá-los pelo correio, recebendo em casa.

A meritocracia é o modelo de gestão baseado no mérito, no qual promoções e outras recompensas são conquistadas por quem apresenta resultados evolutivos. Este conceito é baseado na empresa, adaptando-se à realidade, a escola. Tem por objetivo valorizar, motivar de forma clara e democrática os alunos que fazem a diferença no dia-a-dia escolar, garantindo resultados do seu próprio crescimento. Funcionando por metas quantitativas (mensuradas por notas/ registros) e qualitativas (avaliadas pela observação do professor e expostas ao aluno por meio de feedbacks) são previamente firmadas com os líderes. A superação dos objetivos é recompensada com prêmios.

Certificado entregues aos alunos por bom desempenho