Coleta seletiva: confira os locais e horários do serviço realizado pela ACIMAR em Itajubá

Publicado por SECOM em: 05/11/2018



Coleta seletiva é a uma coleta diferenciada de resíduos (lixo orgânico ou não) que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares devem ser selecionados pelo gerador - que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição - e disponibilizados para a coleta separadamente.

Em Itajubá, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itajubá (Acimar), parceira da Prefeitura, faz a coleta seletiva de materiais, favorecendo a redução do lixo através do reaproveitamento. A separação e o recolhimento dos resíduos são realizados conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito.

O cidadão deve separar o lixo em ORGÂNICO (restos de alimentos e bebidas, plantas e animais mortos) do INORGÂNICO (vidros, papéis, plásticos e metais). Durante a coleta são selecionados metais, papéis brancos, plásticos, vidros, embalagens de caixas de leite, suco e molho. A Acimar também recolhe óleo de cozinha usado e encaminha para a reciclagem. A associação também recolhe lixo eletrônico como computadores, televisores, calculadoras, telefones, aparelhos de som, ventiladores, microondas, entre outros.

Confira a programação de coleta seletiva em Itajubá e separe seu lixo:
- Medicina e São Vicente: Segunda, quarta e sexta (manhã)
- Vila Rubens: Segunda (manhã)
- São Judas Tadeu: Terça e sábado (manhã)
- Pinheirinho: Segunda e quarta (tarde)
- Cruzeiro e Agonia: Terça e quinta (manhã)
- Oriente: Oriente: Segunda, quarta e sexta (noite)
- Varginha: Terça e quinta (tarde)
- Porto Velho e Centro: Segunda e sexta (noite)