INOVAI lança a Solução NBIoT – Internet das coisas na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Publicado por SECOM em: 06/11/2018


A Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) irá realizar, no dia 9 de novembro, sexta-feira, o lançamento da Solução NBIoT – Internet das coisas, no Auditório EXCEN, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O evento uma iniciativa da INOVAI, Tim Ericsson, com apoio da Prefeitura de Itajubá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá (CDL), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI), e da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI).

Confira, a seguir, a programação:

-Horário: 14 horas
Apresentação oficial
-Horário: 14h30
Apresentação do Plano Nacional de IoT
-Horário: 14h45
O potencial do IoT para negócios no Brasil
-Horário: 15 horas
Solução NBIoT para o país
-Horário: 15h45
Painel: Aplicações NBIoT no Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Itajubá
-Horário: 16h30
Encerramento

Sobre o lançamento da Solução NBIoT

Cidades inteligentes são projetos nos quais um determinado espaço urbano é palco de experiências de uso intensivo de tecnologias de comunicação e informação sensíveis ao contexto, de gestão urbana e ação social dirigidos por dados. Para que uma “cidade inteligente” passe a existir é necessário criar toda uma infraestrutura especial.

A primeira demanda das chamadas cidades inteligentes é uma rede de fibra ótica, ou anel de fibra ótica, de alta velocidade, onde todos os dispositivos inteligentes podem se comunicar. A segunda demanda é uma rede metropolitana, focada na transmissão de informações de sensores e atuadores. A próxima geração funcionará com tecnologias 4G e 5G com protocolo específico para comunicação machine x machine.

A tecnologia NB IoT - Narrowband Internet of Things, permite conexões com baixo consumo de energia de área ampla (LPWA), em que pequenas quantidades de dados são transmitidas a longas distâncias por meio de dispositivos móveis ou máquinas dedicadas.

O projeto prevê cobertura total de rede celular com protocolo NBIoT em Itajubá, utilizando a rede TIM, e plataforma de nuvens para soluções IoT da Ericsson, permitindo assim o desenvolvimento e uso de aplicações de rede metropolitana de dados para sensores inteligentes e mobilidade urbana tais como ônibus, caminhões de lixo, iluminação inteligente, semáforos inteligentes, medição de energia elétrica, entre outros.

Confirmar presença pelo e-mail inovai@inovai.org.br ou pelo telefone (35) 3629-1700