Grupo Itajubá Tambor e Arte se apresenta em evento sobre Autismo

Publicado por SECOM em: 26/11/2018


O Grupo Itajubá Tambor Arte, projeto da Prefeitura de Itajubá e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECUT), participou, no último sábado, dia 24 de novembro, da programação do curso A Integração Sensorial como Elemento Facilitador do Cotidiano da Criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), realizado no Colégio G9.

Este curso foi destinado a pais, cuidadores, educadores e profissionais que cuidam de crianças com diagnóstico de TEA. O enfoque do curso é mostrar como os problemas sensoriais podem influenciar e comprometer o desempenho dessas crianças no ambiente familiar, escolar e social. A Integração Sensorial é um termo abrangente que envolve uma teoria, um processo neurológico, um distúrbio e uma abordagem de tratamento que foi preconizada pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres. Inicialmente foi dirigida a crianças que apresentavam distúrbio de aprendizagem. Atualmente a sua utilização se ampliou a outras patologias, sendo o autismo alvo de muitas pesquisas decorrentes das intervenções terapêuticas que se utilizam das bases teóricas que fundamentam esta prática.

Grupo Itajubá Tambor e Arte

Reúne pessoas que tenham a partir de 12 anos de idade, que estejam estudando e que possuam noções de ritmo. Desde o mês de agosto de 2018, o projeto está atendendo também os alunos da APAE Rural. São 24 alunos participando do projeto - jovens e adultos na faixa etária de 19 a 44 anos de idade. O Tambor e Arte tem como objetivo favorecer o desenvolvimento e o conhecimento musical das crianças, jovens e adultos, bem como apresentar as histórias dos ritmos. Além disso, visa aperfeiçoar a coordenação motora e despertar o interesse musical dos participantes.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECUT), de segunda a sexta, das 12h às 18h, ou pelo telefone 3692-1778.