Parklet é entregue oficialmente ao município

Publicado por SECOM em: 28/11/2018


Itajubá recebeu o primeiro Parklet, uma intervenção urbana, uma mini-praça, com a finalidade de ser um espaço aberto de socialização, lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros.

Na tarde de terça-feira, dia 27 de novembro, o vice-prefeito Christian Gonçalves foi recebido no local pelas idealizadoras do Parklet, a graduanda em Engenharia Civil, Thaís Ivo, e a professora orientadora, Daniele Ornaghi. Também participaram do encontro o secretário municipal de Defesa Social, Marcos Pereira de Paula, o diretor do Departamento de Trânsito (Detranit), Luiz Claudio Galdino Braga; a gerente de negócios da empresa LBraga, Leonice Rocha e Carla Dias.

O Parklet foi construído totalmente em madeira na rua Dr. Américo de Oliveira, esquina com a praça Presidente Getúlio Vargas (Praça do Carneiro), no centro da cidade. O projeto faz parte do projeto de conclusão de graduação de Thaís, no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). A partir deste protótipo, haverá parâmetro para as construções futuras, bem como para a escolha do local. Fez-se um levantamento dos potenciais pontos de acordo com o traçado urbano e as ruas do centro do município para definir o melhor local para essa primeira instalação, e os próximos locais serão estudados da mesma forma.

Para efetivar a construção do parklet, a idealizadora contou com o apoio da Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (SEMDS) e do Departamento de Trânsito (Detranit). A estrutura foi patrocinada pela LBraga Construtora e Incorporadora Eireli.

Encontro marca o lançamento do primeiro Parklet

Thaís Ivo, idealizadora do projeto, e o vice-prefeito Christian Gonçalves

Espaço é um local de convivência