Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA) faz encontro com alunos da Escola Municipal São Sebastião para marcar o encerramento das atividades de 2018

Publicado por SECOM em: 06/12/2018


Os alunos da Escola Municipal São Sebastião, que integram o Programa Mais Educação, participaram de um bate-papo com a coordenadora do Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA), Patricia Pereira, e a gerente do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), Sandra Márcia Cortez Ribeiro. O encontro, em 1º de dezembro, marcou o encerramento das atividades realizadas na escola ao longo de 2018.

- Gostaria muito de agradecer a escola e cada um dos alunos que participaram desse programa. Esperamos que vocês multipliquem essa mensagem aos amigos e familiares para que tenhamos um ambiente saudável na escola, em casa, em nossa cidade -, disse Patricia Pereira. De acordo com a coordenadora, o trabalho realizado foi muito interessante e despertou nos alunos a consciência ambiental. - Durante o ano, trabalhamos o consumo consciente, o descarte correto do óleo de cozinha, a necessidade de se fazer a separação do lixo reciclável, alimentação saudável e o cuidado que precisamos ter para a preservação de rios e nascentes -, completou.

Para Sandra Ribeiro, essa preocupação deve começar com as crianças para que se possa formar uma geração ambientalmente consciente. - O projeto com as crianças foi muito gratificante e estamos abertos para novas parcerias e projetos no próximo ano -, disse.

Durante o ano, foram realizadas diversas atividades em datas comemorativas, como no Dia da Água e Dia do Meio Ambiente, e visitas monitoradas, como no aterro sanitário de Itajubá. O trabalho na escola começou em maio, com o início do Projeto Hortas, em parceira com o Projeto Hortas da ONG Amigos Itajubá. Outra ação importante foi o Projeto Reciclar, em parceria com a TerraCycle.

O Grupo Estratégico de Meio Ambiente foi criado pelo SIMMMEI em abril de 2010. Trata-se de um grupo informal, sem fins lucrativos, que congrega profissionais pertencentes à área de meio ambiente. Participam do grupo representantes das empresas Alfresa, Balteau, Cabelauto, Fania, Frivasa, GE, Helibras e Stabilus.