Funcionários da saúde recebem capacitação sistêmica

Publicado por SECOM em: 14/12/2018



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou no dia 12 de dezembro, quarta-feira, o encerramento da primeira turma do programa Cuidar de Quem Cuida, no Teatro Christiane Riera.

O programa trata-se de uma capacitação que foi oferecida aos funcionários da saúde a partir do olhar sistêmico. Foram 6 módulos teórico/vivenciais ministrados pela doutora e consteladora, Rubia de Oliveira Vasques, durante os meses de agosto e dezembro , totalizando 42 horas/aula. O objetivo desta capacitação foi possibilitar cuidar de quem cuida da saúde da população itajubense.

Por meio de vivências, teoria e prática que visavam o autoconhecimento, os 16 participantes puderam sentir de forma diferenciada seu sistema familiar o que possibilita empoderamento, além do conhecimento das leis sistêmicas para a vida cotidiana e profissional. Segundo a doutora Rubia, as leis sistêmicas são as bases utilizadas pelo alemão Bert Hellinger, criador das Constelações Familiares, uma das formas de terapias aprovadas pelo Ministério da Saúde para as Práticas Integrativas de Saúde Comunitária (PICS).

O olhar sistêmico pode ser ampliado para várias as áreas tais como: social, saúde, educação, profissional, relacionamentos, jurídica e empresarial.