Janeiro Branco: uma pausa para reflexão sobre a Saúde Mental

Publicado por SECOM em: 29/01/2019


Em janeiro acontece uma campanha mundial em prol de uma cultura da Saúde Mental, chamada de Janeiro Branco. A escolha do mês e da cor tem um significado: o início do ano vem marcado de novos projetos e metas. A cor branca está associada à vida do indivíduo, semelhante à uma página em branco, pois tudo pode ser construído e mudado a qualquer momento, permitindo que a pessoa escreva e reescreva sua história.

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e em parceria com um grupo de psicólogas da rede privada e da Academia Body Health, realizou, no último dia 26, uma manhã de atividades para a sensibilização e interação da população sobre o tema, com o seguinte lema: Quem cuida da Mente, cuida da Vida.

Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, consegue lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.

Para lembrar as pessoas de cuidarem não só da saúde física, mas também da mental, a equipe multidisciplinar de Saúde Mental do município organizou, no Parque da Cidade, uma manhã descontraída, com atividades de alongamento, aula funcional e uma caminhada, momento em que os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre aspectos relacionados à saúde mental, a partir de perguntas pertinentes ao tema. As questões utilizadas para reflexão foram:

1) Estou no piloto automático?
2) Minha zona de conforto é confortável?
3) Por que não consigo o que quero?
4) O que faço quando o caminho fica sem graça?
5) Onde está a sua criança interior?

Ao final da caminhada, foi realizada uma oficina de pintura em camisetas brancas, distribuídas à população, permitindo diferentes expressões, por meio da arte.

E você leitor, já refletiu sobre sua Saúde Mental?