Prefeitura faz ações de combate ao Aedes aegypti: mosquito transmite Dengue, Zika, Febre Chikungunya e Febre Amarela

Publicado por SECOM em: 11/02/2019


Para conter uma epidemia de Dengue, Zika e Febre Chikungunya, várias ações são realizadas pela Prefeitura durante o ano. O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde fez, na semana que passou, diversas intervenções com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, que além das três doenças, transmite também a Febre Amarela. Um mutirão de limpeza foi realizado no bairro Jardim das Colinas. De lá, a Endemias retirou dois caminhões cheios de entulho. Outro mutirão de limpeza beneficiou o bairro Santa Rita de Cássia. No bairro Novo Horizonte, as vistorias localizaram e capturaram dois escorpiões.

As ações visam também conscientizar a população para que auxiliem no combate ao mosquito Aedes aegypti, mosquito doméstico que vive dentro de casa e perto do homem. Ele tem hábitos diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros - estratégia que garante a dispersão da espécie.

São medidas paliativas no combate ao mosquito: usar telas em janelas e portas, roupas compridas e usar repelente. A única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. A população também não deve depositar lixo e entulho nas ruas, praças, em terrenos ou nas margens dos rios e ribeirões.
Além disso:

- Caixas d'água dever permanecer fechadas e a limpeza deve ser regular;

- Calhas devem ser limpas para que a água não se acumule;

- Pneus devem ser armazenados em locais fechados, cobertos e estarem sempre secos;

- As vasilhas dos animais devem ser lavadas com sabão pois os ovos do mosquito ficam presos no vasilhame;

- Areia deve ser colocada nos pratos das plantas;

- Latas de lixo devem permanecer tampadas;

- Coloque areia sobre os cacos de vidro em cima do muro pois são reservatórios do mosquito;

- A água da piscina deve ser constantemente trocada e as extremidades devem ser limpas com frequência;

- Garrafa vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo ou tampadas.

A população pode ajudar a fiscalizar e denunciar os locais em que há acúmulo de lixo, entulho ou mato.