200 anos de Itajubá: Conheça a história do município

Publicado por SECOM em: 13/02/2019


Entre tantos personagens que atuaram de maneira relevante para o desenvolvimento de Itajubá, o presidente Wenceslau Braz destaca-se por ter proporcionado ao País e ao município um exemplo de patriotismo e de honestidade. Sua atuação política em Minas Gerais foi em cargos como Deputado Estadual e Deputado Federal, elegendo-se posteriormente vice-presidente e presidente da República. Pioneiro e fundador de muitas instituições em Itajubá, foi detentor de prestígio e sobretudo de grande amizade e admiração do povo que até hoje se orgulha e fica honrado com sua existência.

Casa Rosada

A casa de Wenceslau Braz foi construída nos anos 1910 e recebeu a designação de Casa Rosada por Assis Chateaubriand sendo comparada à sede do governo argentino. O tombamento estadual do imóvel ocorreu em 30 de junho de 2008 sendo inscrita no Livro do Tombo de Belas Artes, do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e do Tombo de Artes Aplicadas.

A casa é um marco na política mineira, por representar um espaço de referencial simbólico pela presença política no século XX. Possui característica arquitetônica ao gosto eclético e busca preservar a memória de um dos importantes ícones do passado, o vice-presidente do Brasil, Wenceslau Braz.

Localização: Praça Wenceslau Brás, Centro de Itajubá

Fonte: www.iepha.mg.gov.br