Parceria entre Unifei e Prefeitura proporcionará capacitação em Educação Financeira para profissionais da Rede Municipal de Ensino

Escolas e creches do município entram em recesso – Aulas retornarão no dia 29/07
julho 12, 2019
Saúde no Bairro: Projeto beneficia moradores do bairro Rebourgeon
julho 12, 2019

Parceria entre Unifei e Prefeitura proporcionará capacitação em Educação Financeira para profissionais da Rede Municipal de Ensino

Da direita para a esquerda: O vice-prefeito Christian Gonçalves; o coordenador do curso e professor da UNIFEI, Dr. André Luiz Medeiros; o prefeito Rodrigo Riera; o diretor administrativo do Sicoob Sul de Minas, José Fernando de Carvalho; a secretária municipal de Educação, Mariângela Alves da Silva e o professor da UNIFEI, Dr. Carlos Mello.

Print Friendly, PDF & Email

A Prefeitura de Itajubá e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) firmaram uma parceria por meio da qual os profissionais da Rede Municipal de Ensino participarão de um curso que terá  Educação Financeira como tema. Intitulado “Capacitação em Educação Financeira para Professores da Rede Municipal de Itajubá”, o projeto piloto visa a atender a 50 profissionais, incluindo professores de 5º ano, especialistas em Educação, gestores de escolas e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

No dia 11 de julho, ocorreu a assinatura e entrega do Termo de Cooperação Técnica que formaliza o projeto, no Centro Administrativo Municipal. A reunião contou com a presença do prefeito Rodrigo Riera, do vice-prefeito Christian Gonçalves; da secretária municipal de Educação, Mariângela Alves da Silva; do coordenador do curso e professor da UNIFEI, Dr. André Luiz Medeiros; do professor da UNIFEI, Dr. Carlos Mello, e do diretor administrativo do Sicoob Sul de Minas, José Fernando Rebello de Carvalho.

Educação Financeira

Saber planejar e gerir sua renda, poupar, investir e garantir uma vida financeira mais tranquila são requisitos da Educação Financeira, cuja importância vem aumentando a cada ano. Relevante para os mais diversos públicos, a Educação Financeira passou a constar entre os temas da atualidade para compor a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que definirá os conteúdos que devem fazer parte dos currículos das escolas de educação básica nos próximos anos, por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE). Para que esse conteúdo possa ser implantado nas escolas de educação básica, os professores precisam ser qualificados para serem os principais agentes do tema Educação Financeira. Para que isso ocorra, estão sendo firmadas parcerias entre instituições federais de ensino superior e as secretarias de educação estaduais e municipais para a criação de cursos que ofereçam certificação e possibilitem progressão continuada na carreira dos professores.

Em Itajubá, o curso será ministrado por professores da UNIFEI, nas dependências da Universidade. O curso é composto por três encontros, que acontecerão nos dias 07 e 21 de agosto, e no dia 04 de setembro, das 18 às 21h30. De 23 a 27 de setembro, será a culminância do projeto nas escolas municipais.

 

Os comentários estão encerrados.