PROCON divulga ranking das empresas mais reclamadas de 2019

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PROCON divulga ranking das empresas mais reclamadas de 2019

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O PROCON Itajubá fez o balanço dos atendimentos de 2019 e, com isso, ranqueou as empresas com o maior número de reclamações do ano. O PROCON entende por “reclamação” os problemas não solucionados pelos canais diretos de atendimento e que acabam necessitando de uma abertura de processo administrativo formal por parte do órgão.

A área mais reclamada em 2019 foi a de “Serviços Essenciais” (telefonia fixa e móvel, energia…) – 33,37%, seguida de “Assuntos Financeiros” (cartões, financiamentos, bancos…) – 28,66%, “Produtos” (eletroeletrônicos, móveis…) – 18,67%, “Serviços Privados” (provedores de acesso e serviços de Internet, cursos…) – 16,61% e “Saúde, Habitação e Alimentos” – 2,69%.

No ranking das empresas que mais responderam processos administrativos no PROCON estão a Oi Fixo/Móvel (1º lugar), Tim/Intelig (2º lugar) e Cemig (3º lugar). Confira as demais empresas reclamadas, clicando aqui.

Também vale ressaltar que o número de atendimentos aumentou 16,9% em relação ao ano anterior: foram 4.141 atendimentos contra 3.545 em 2018.

Sobre o PROCON

O PROCON Itajubá é o órgão oficial de defesa do consumidor, integrante da Prefeitura Municipal e vinculado à Secretaria de Governo. Entre as suas atribuições estão: coordenar a política municipal de defesa do consumidor, receber e tratar as reclamações individuais dos consumidores, prestar orientação permanente sobre seus direitos e garantias, além de fiscalizar e aplicar sanções.

 

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