A Prefeitura de Itajubá iniciou nesta sexta-feira, 29 de janeiro, uma abordagem social com o objetivo de identificar e traçar o perfil das pessoas que vivem em situação de rua no município. A abordagem irá ocorrer semanalmente, de segunda a sexta-feira, em locais onde essa população costuma se concentrar, como nas proximidades da Rodoviária e Mercado Municipal, praças, feiras livres e embaixo das pontes.
Durante as abordagens, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) orientará a população de rua sobre os cuidados com a saúde, especialmente no cenário atual da pandemia de Covid-19. “O trabalho ocorre sempre por meio do diálogo e do tratamento humanizado. Com a ação, queremos convencer essas pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estão correndo risco de saúde a saírem das ruas e aceitarem a ajuda e o acolhimento oferecidos pela nossa rede de serviços assistenciais”, informou a Secretária de Desenvolvimento Social, Janayna Ferreira de Andrade.
Dentre os projetos da Prefeitura para atender as pessoas em situação de rua, está o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), que oferece alimentação, espaço para higiene, guarda de pertences, lavanderia, regularização de documentos pessoais e ainda faz o encaminhamento do indivíduo para outras políticas públicas, quando necessário. A equipe de referência do Centro POP tem como principal atribuição promover o desenvolvimento das potencialidades das pessoas em situação de rua, através da construção de projetos que contribuam para que elas tenham condições dignas de vida.
Janayna lembrou, no entanto, que o trabalho da Prefeitura surte efeito somente quando o morador de rua aceita ser ajudado. “Temos visto muitos casos em que eles não aderem ao nosso trabalho e afirmam preferir viver na rua para sustentar os vícios que não são aceitos pela família. De qualquer forma, vamos fazer a identificação completa desta população e oferecer o suporte necessário através das entidades de apoio e a Casa de Passagem do município”, frisou.
A ação acontece com o apoio técnico e especializado do CREAS e das Secretarias de Desenvolvimento Social, Obras, Defesa Civil e Saúde.