Serviço gratuito visa conscientizar população sobre a destinação correta de lixos e entulhos
Lixos descartados em lotes não edificados e sem manutenção representam um grande problema para a saúde pública e gera um aspecto negativo para a cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Itajubá está criando “ecopontos” para o descarte correto de itens que não são mais utilizados pela população.
O primeiro deles já está funcionando no bairro Boa Vista, mais precisamente na Av. Prof. Ivone de Barros Martins, na altura do número 1.056. Trata-se de um terreno que há muitos anos é motivo de reclamação por parte daqueles que residem próximo ao local. Ele era utilizado de forma irregular para descarte de lixo.
O “ecoponto” funcionará como um local estruturado para a entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, Resíduos da Construção Civil (RCC), podas de árvores e gramas, além de resíduos recicláveis como madeira e papelão que serão armazenados respeitando as regras sanitárias e ambientais.
O descarte é gratuito e atenderá, a princípio, os carroceiros do município. Eles deverão ir ao local e realizar um cadastro. Depois disso, poderão dispor os resíduos gratuitamente nas caçambas do local. Já o descarte de resíduos sólidos feito através de veículos automotores devem ser direcionados para o ponto de descarte da Prefeitura localizado na rodovia Itajubá-Piranguinho.
O “ecoponto” do bairro Boa Vista funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h.