Print Friendly, PDF & Email

O atual prefeito é o Sr. Rodrigo Imar Martinez Riera.

O Prefeito Rodrigo Imar Martinez Riera nasceu em Itajubá, Minas Gerais, em 3 de março de 1974. É filho do empresário Sebastião Imar Martins Riera e da senhora Neusa Maria Riera. Casado com Dinah Balzi, é pai de João Pedro e Gustavo.

Cursou Direito na Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre, e Administração de Empresas na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM). Gerencia a empresa Riera Empreendimentos, ao lado do pai, desde os 16 anos de idade, expandindo os negócios para outros estados brasileiros e até mesmo para o exterior.

Começou sua vida pública aos 16 anos. Foi eleito vereador pela primeira vez, com apenas 22, tornou-se o mais jovem edil da história do município, ocupando, nesse mandato, o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Itajubá (1997-2000).

Foi reeleito, como o mais votado, para o mandato 2001-2004, ocupando, novamente, a presidência da Câmara Municipal de Itajubá. Durante sua robusta passagem pelo Legislativo, desenvolveu importantes projetos, como a Câmara Aberta e a Câmara Mirim.

Elegeu-se Prefeito de Itajubá, gestão 2012 a 2016; foi reeleito como chefe do Poder Executivo para o mandato de 2017 a 2020 com a maior votação já obtida por um candidato a prefeito na história de Itajubá.

Como Prefeito, tem possibilitado um progresso nunca vivenciado na cidade em todas as áreas, elevando Itajubá para o melhor IDH do Sul de Minas Gerais e o 4º do Estado.

Batalhando por uma educação de excelência, colocou a cidade no patamar da maior nota no IDEB de Minas Gerais e um dos melhores do País.

O cuidado com a saúde proporcionou à cidade o melhor índice de Desenvolvimento do Sul de Minas.

Os pesados investimentos em obras públicas marcam, historicamente, melhorias expressivas na infraestrutura da cidade.

Realiza investimentos notórios em novas tecnologias, fomentando, fortemente, ações direcionadas ao ecossistema de empreendedorismo e inovação, fortalecendo a parceria entre poder público, Universidade, empresas privadas e entidades afins, modelo que está sendo exemplo para todo o Brasil.

Sua responsabilidade com o meio ambiente motivou o recebimento do título de Cidade Destaque em Gestão Ambiental, em 2019.

A preocupação com a segurança pública fez com que Itajubá angariasse o título de cidade mais segura do Estado de Minas Gerais.

No esporte, é preciso ressaltar o resgate de diversas modalidades, fato que trouxe grandes eventos para o município, fomentando a prática e o turismo esportivo.

Na cultura, lazer e turismo, vale destacar a construção do Complexo de Lazer, que integra o Cine A – primeiro e único cinema autossustentável na América Latina; Teatro Municipal Christiane Riera e o Parque da Cidade, com mais de 290 mil metros de área, com dezenas de opções de esporte e lazer.

 

O Vice-Prefeito é o Sr. Christian Gonçalves Tiburzio e Silva.

Christian Gonçalves nasceu em Pouso Alegre (MG). É filho de Heleno de Oliveira e Silva e da senhora Neli Gonçalves Tiburzio e Silva. Casou-se com Liliam Gonçalves e tem duas filhas: Lavínia e Olívia.

Atuou como vereador de 2005 a 2008. Elegeu-se Vice-Prefeito em 2012, de 2013 a 2016 assumiu as Secretarias de Cultura e Turismo e de Esporte e Lazer.

Reeleito para o mandato de 2017-2020, como vice-prefeito, também atuou como Secretário Municipal de Coordenação Geral e Gestão.

Atualmente é Vice-Prefeito de Itajubá e mestre em Administração de Empresas na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).