Print Friendly, PDF & Email

 

Christian Gonçalves Tiburzio e Silva nasceu aos 19 de dezembro de 1978. Filho da Neli e do Heleno da Sartori, é o mais velho de 3 irmãos: Maurício, o caçula, e Christiane, a irmã do meio. É casado há 14 anos com Liliam Gonçalves e pai de Lavínia e Olívia.

Estimulado pelo espírito empreendedor da família, logo cedo começou a dividir as horas de diversão com a responsabilidade do trabalho. Aos 11 anos, começou como ajudante de mecânico na empresa da família, a Viação Sartori, onde trabalhou em vários setores como almoxarifado e funilaria e também como cobrador de ônibus e vendedor de passagem no guichê da Rodoviária.

A vivência em diferentes setores do negócio contribuiu, ao longo dos anos, para que Christian desenvolvesse uma visão empreendedora e de liderança em suas ações, assumindo, aos 22 anos, a gestão da empresa Nova Turismo, também na área de transportes.

Em busca de uma formação acadêmica, ingressou, em 1999, no curso de Economia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – FACESM, período em que atuou como Estagiário da MAHLE e também como Presidente do Diretório Acadêmico, tendo desenvolvido diversos projetos sociais, culturais e esportivos à frente da representação dos alunos.

Depois de formado, com o incentivo de amigos e familiares, foi eleito aos 25 anos o vereador mais jovem da Câmara Municipal para o período de 2005 a 2008.

Sua passagem pelo Legislativo foi marcante, assumindo, além da Vice-Presidência da Câmara, importantes projetos como a criação da Câmara Mirim, que possibilitou a jovens alunos a oportunidade de constituir o legislativo e vivenciar, na prática, a representatividade política de seu povo.

Após a legislatura, Christian mudou-se com a esposa Liliam para a Europa, onde adquiriu experiências, conheceu diversas culturas, realizou cursos e aprendeu as línguas inglesa e italiana. Mas, o desejo de contribuir com a sua cidade falou mais alto e Christian retornou ao Brasil para disputar as eleições municipais. Ao lado de Rodrigo Riera, foi eleito Vice-Prefeito de Itajubá para a gestão 2013-2016.

Em 2016, disputou novamente a Vice-Prefeitura, sendo reeleito com a maior votação já obtida por uma chapa eleitoral na história de Itajubá. No cargo, liderou as Secretarias de Esporte e Lazer, Cultura e Turismo e de Coordenadoria e Gestão, tendo participado de forma atuante em todas as realizações do governo, vivenciando os aspectos e particularidades da gestão pública.

Fortalecendo o seu desejo de estar à frente da cidade como Chefe do Executivo e, assim, realizar uma gestão que atenda ainda mais os anseios e necessidades da população, concluiu, em 2019, o Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Foi eleito, em novembro de 2020, o Prefeito de Itajubá para a gestão 2021-2024.

 

Nilo César do Vale Baracho nasceu aos 23 de abril de 1970. Filho de Maria Rita e José Baracho, Nilo é casado com a dentista Taciane Baracho. Deixou a cidade de Baependi (MG) para estudar em Itajubá no ano de 1986, quando iniciou o Ensino Médio no Colégio XIX de Março.

Em 1990, ingressou no curso de Farmácia Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), período em que desenvolveu diversas pesquisas científicas que o levaram a receber prêmios e a participar de congressos pelo Brasil e em países como Estados Unidos, Portugal e Espanha. Enquanto estudante universitário, foi Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Farmácia e membro da Diretoria do Diretório Central dos Estudantes da UFMG.

Sempre muito dedicado, nunca deixou de estudar. Após concluir seu Mestrado em Ciências Fisiológicas pela UFMG, passou no concurso público para atuar como Professor Substituto no curso de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, onde lecionou por 2 anos.

Em 1999, o desejo de retornar a Itajubá falou mais alto e inaugurou na cidade o Laboratório de Análises Clínicas MedLabor juntamente com outros sócios. No mesmo período, começou a trabalhar como Professor da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), onde construiu uma carreira sólida de quase 20 anos como Professor Titular e Diretor de Pesquisa e Atividades de Extensão. Desenvolveu a Pesquisa Científica na instituição com a criação do Programa de Iniciação Científica e participou da fundação e desenvolvimento da Revista Ciências em Saúde, hoje uma revista científica muito bem conceituada nacional e internacionalmente.

Em 2012, concluiu o seu Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte. Como Doutor, continuou com suas atividades de pesquisa e ensino e prestando consultoria ao Hospital de Clínicas, coordenando, em 2014, a instalação de um moderno Laboratório de Análises Clínicas nesta conceituada instituição.

Teve seu primeiro contato com a política em 2016 quando foi convidado a se filiar ao antigo Partido Republicano Brasileiro (PRB). Disputou as eleições para vereador, uma experiência enriquecedora para o seu recente currículo político. Ainda naquele ano foi convidado para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Itajubá e aceitou o desafio do cargo, o qual esteve à frente por 3 anos e meio.

Como Secretário de Saúde, dedicou-se integralmente para motivar sua equipe a desempenhar um grande trabalho. Inovou a saúde da cidade ao otimizar serviços e simplificar protocolos, desburocratizando o acesso do cidadão à consultas e exames. Informatizou toda a Secretaria de Saúde, agilizando filas de esperas para exames e consultas. Simplificou processos de pedidos e solicitações, além de firmar parcerias com inúmeras instituições de Itajubá em prol da saúde da população. Implantou o prontuário eletrônico em todos os postos de saúde e o Programa de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda no cargo, desenvolveu inúmeros projetos importantes como o Veterinário no Bairro, Saúde no Bairro e Remédio da Terra. Promoveu mutirões de catarata, glaucoma e de castração para os animais. Construiu a “Farmácia de Minas” no bairro Novo Horizonte e a “Farmácia Integrada” no bairro Varginha. Também descentralizou a Farmácia, facilitando a retirada de medicamentos nos postinhos de saúde. Reformou e ampliou várias unidades, aumentou as equipes e estendeu o horário de atendimento em 7 postos de saúde, além de conduzir com excelência as ações de enfretamento à Covid-19 na cidade.

Foi eleito, em novembro de 2020, o Vice-Prefeito de Itajubá para a gestão 2021-2024 e ocupa também o cargo de Secretário Municipal de Saúde.