Procon transforma sala de arquivo em centro de desenvolvimento para implantação de GED – Gestão Eletrônica de Documentos

Print Friendly, PDF & Email

Procon transforma sala de arquivo em centro de desenvolvimento para implantação de GED – Gestão Eletrônica de Documentos

Publicado por SECOM em: 08/04/2019

O Procon da Prefeitura de Itajubá trocou um arquivo de papéis por um centro de desenvolvimento de tecnologia para implantação do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos – GED.

250 caixas com mais de 12.000 autos de processos baixados, referentes aos anos de 2013 a 2015: essa foi a quantidade de papel que o Procon encaminhou na tarde da última terça-feira, dia 02 de abril, para o arquivo geral da Prefeitura de Itajubá. Todo material foi retirado da sala de arquivo do Procon que foi transformado em um pequeno centro de desenvolvimento e pesquisas tecnológicas. Esse foi mais um passo rumo a implantação do processo eletrônico e da Gestão Eletrônica de Documentos, GED, que tem como objeto eliminar o uso de papel no Procon.

Mesmo diante de limitações orçamentárias e estruturais, o Procon está avançando, graças ao extraordinário empenho das pessoas e dos departamentos envolvidos no Projeto, explica o coordenador do Procon, Vinícius Marques.Essa ação é fruto de parceria entre as Secretarias de Gestão, Informática e do Procon.

A previsão é que o Procon deixe de usar papeis no registro de reclamações a partir de outubro de 2019. Esse é segundo passo do Procon rumo a implantação do Processo Eletrônico e eliminação do uso de papeis no órgão.

A Prefeitura lançou, no dia 15 de março em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, a Plataforma Inteligente Procon Você e o Aplicativo de pesquisas de preços. Com o lançamento do aplicativo, o Procon de Itajubá se tornou o primeiro do Estado, e oitavo no Brasil a possuir aplicativo, sendo o único em municípios de até 100.000 habitantes.

Parte do acervo de processos do Procon sendo deslocado para o Arquivo da PMI

Processos sendo encaminhados para o Arquivo Geral da PMI

Sala de Desenvolvimento de Tecnologia do Procon

Sala do Arquivo do Procon sendo esvaziada