Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor

Ranking de Reclamações 2017

 

O Procon Itajubá divulga o ranking das empresas mais reclamadas em 2017.

Telefônicas lideram o ranking de mais reclamadas, seguidas de Bancos, Fabricantes de Eletrônicos, e operadoras de TV por assinatura e internet.

Em números absolutos, nos quais também são computados os atendimentos do retorno da CIP e o extra-procon (modalidades de atendimento que não recebem classificação do SINDEC [1]), o Procon registrou em 2017, um total de 4.329 atendimentos.

ATENDIMENTO REALIZADOS

Do total de atendimentos classificados em 2017, as áreas mais demandadas foram:

- Assuntos Financeiros: 27,76%
- Serviços Essenciais: 25,93%
- Produtos: 25,61%,
- Serviços Privados: 15,18 %

Os setores de Alimentos, Habitação, Saúde e Outros, corresponderam juntas ao total de 5,52% dos atendimentos.

Confira o Ranking de Atendimentos do Procon 2017:

Período 01/01/2017 à 31/12/2017

R NOME TOTAL %
OI MÓVEL 430 11,83
TELEFÔNICA BRASIL 246 6,77
CLARO 167 4,59
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 162 4,46
CEMIG DISTRIBUIÇÃO 159 4,37
TIM CELULAR SA 123 3,38
SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA 84 2,31
BANCO MERCANTIL DO BRASIL 81 2,23
BANCO BRADESCO 77 2,12
10º MOTOROLA 77 2,12
11º MAGAZINE LUIZA 68 1,87
12º ITAÚ UNIBANCO 62 1,71
13º SAMSUNG ELETRÔNICA 62 1,71
14º BANCO DO BRASIL 58 1,6
15º EMBRATEL 53 1,46

RECLAMAÇÃO (Processo Administrativo Formal)

 

O Procon entende por reclamação os problemas não solucionados pelos canais intermediários de atendimento, quando surge a necessidade de abertura de Processo Administrativo formal após as tentativas de solução inicial [2].

Do total de 405 reclamações finalizadas em 2017, as áreas mais reclamadas foram:

- Serviços Essenciais (telefonia fixa e móvel e energia etc.): 35,06%.
- Produtos (eletroeletrônicos, móveis etc.): 30,12%
- Assuntos Financeiros (cartão, financiamento, banco): 19,51%
- Serviços Privados (provedores de acesso e serviços de internet, cursos etc.): 14,07%
- Saúde (coberturas obrigatórias, prazo de atendimento, e reajuste): 1,23%

Confira o ranking das empresas que responderam Processo Administrativo no Procon em 2017:

R NOME TOTAL %
OI MÓVEL SA 131 30,11
BANCO MERCANTIL DO BRASIL 22 5,06
MOTOROLA 21 4,83
CEMIG DISTRIBUIÇÃO SA 19 4,37
SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA 18 4,14
B2W – COMP. GLOBAL DO VAREJO 12 2,76
NOVA CASA BAHIA 10 2,3
BANCO BRADESCO 8 1,84
CLARO 8 1,84
10º CNOVA COMÉRCIO ELETRÔNICO 8 1,84

[1] - Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

[2] - Atendimento Preliminar, Carta de Informações Preliminares (CIP), Retorno da CIP, Simples Consulta, e Extra-Procon.

 

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