Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor

Ranking de Reclamações 2016

 

O Procon Itajubá divulga o ranking das empresas mais reclamadas em 2016.

Telefônicas lideram o ranking de mais reclamadas, seguidas de Bancos, Fabricantes de Eletrônicos, e operadoras de TV por assinatura e internet.

Em números absolutos, nos quais também são computados os atendimentos do retorno da CIP e o extra-procon (modalidades de atendimento que não recebem classificação do SINDEC ), o Procon registrou em 2016, um total de 5.056 atendimentos.

ATENDIMENTO REALIZADOS

Do total de atendimentos classificados em 2016, as áreas mais demandadas foram:

- Serviços Essenciais: 26,79%
- Assuntos Financeiros: 26,75%
- Produtos: 25,72%,
- Serviços Privados: 16,85 %

Os setores de Alimentos, Habitação e Saúde, corresponderam juntas ao total de 3,89% dos atendimentos.

Confira o Ranking de Atendimentos do Procon 2016:

1º - OI MÓVEL SA - 360 (9,76%)
2º - CLARO SA - 278 (7,54%)
3º - TELEFÔNICA BRASIL SA - 223 (6,05%)
4º - TIM CELULAR SA - 202 (5,48%)
5º - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - 131 (3,55%)
6º - SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA - 100 (2,71%)
7º - CEMIG DISTRIBUIÇÃO SA - 98 (2,66%)
8º - BANCO MERCANTIL DO BRASIL - 90 (2,44%)
9º - RBC- REDE BRASILEIRA COM. - MASTER CABO - 85 (2,31%)
10º - SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZONIA LTDA - 83 (2,25%)
11º - TELEMAR NORTE LESTE SA - 81 (2,20%)
12º - BANCO SANTANDER BRASIL SA - 69 (1,87%)
13º - ITAÚ UNIBANCO SA - 65 (1,76%)
14º - BANCO BRADESCO SA - 59 (1,60%)
15º - EMBRATEL SA - 55 (1,49%)

 

RECLAMAÇÃO (Processo Administrativo Formal)

 

O Procon entende por reclamação os problemas não solucionados pelos canais intermediários de atendimento, quando surge a necessidade de abertura de Processo Administrativo formal após as tentativas de solução inicial.

Do total de 390 reclamações finalizadas em 2016, as áreas mais reclamadas foram:

- Produtos (eletroeletrônicos, móveis etc.): 34,10%
- Serviços Essenciais (telefonia fixa e móvel e energia etc.): 27,18%.
- Assuntos Financeiros (cartão, financiamento, banco): 22,05%
- Serviços Privados (provedores de acesso e serviços de internet, cursos etc.): 14,62%

As reclamações sobre a área de Alimentos, Habitação e Saúde responderam juntas por 2,05% das reclamações.

Confira o ranking das empresas que responderam Processo Administrativo no Procon em 2016:

1º - OI MÓVEL SA - 60 (14,18%)
2º - SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA - 23 (5,44%)
3º - CLARO SA - 21 (4,96%)
4º - TELEFÔNICA BRASIL SA - 21 (4,96%)
5º - BANCO MERCANTIL DO BRASIL SA - 19 (4,49%)
6º - SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA - 14 (3,31%)
7º - NOVA CASA BAHIA SA - 13 (3,07%)
8º - CAIXA ECONOMICA FEDERAL - 12 (2,87%)
9º - TIM CELULAR SA - 11 (2,60%)
10º - BANCO MERCANTIL DO BRASIL SA - 8 (1,89%)
11º - CEMIG DISTRIBUIÇÃO SA - 8 (1,89%)
12º - CNOVA COMÉRCIO ELETRÔNICO - 7 (1,65%)
13º - TELEMAR NORTE LESTE SA - 7 (1,65%)
14º - BANCO BRADESCO SA - 6 (1,42%)
15º - STARWEB TELECOMUNICAÇÕES - 6 (1,42%)

 

1 - Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

2 - Atendimento Preliminar, Carta de Informações Preliminares (CIP), Retorno da CIP, Simples Consulta, e Extra-Procon.

 

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