Minas Consciente: Itajubá continuará na “onda amarela” de 20 a 26 de fevereiro

Em 11 dias, Prefeitura abordou mais de 120 pessoas em situação de rua
fevereiro 18, 2021
ATENÇÃO! TRÂNSITO EM MEIA PISTA NOS DOIS SENTIDOS DA AVENIDA BPS
fevereiro 18, 2021

Minas Consciente: Itajubá continuará na “onda amarela” de 20 a 26 de fevereiro

Print Friendly, PDF & Email

Classificação é feita semanalmente pelo Governo do Estado de Minas Gerais

Itajubá continuará na “onda amarela” do Programa Minas Consciente no período de 20 a 26 de fevereiro. A classificação é definida pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas, que considera, semanalmente, a incidência da doença no município e a sua capacidade de atendimento hospitalar para orientar o funcionamento seguro das atividades econômicas: quanto menor o número de casos e leitos hospitalares ocupados, menor é a restrição ao comércio.

Na “onda amarela” do Minas Consciente, a limitação é de, no máximo, 100 pessoas por evento, a distância linear nos estabelecimentos comerciais é de 1,5 metros e a metragem referência de 4 m² por cliente. Um exemplo: lojas com 50 m² podem permitir a permanência simultânea de até 12 pessoas em seu interior.

Em Itajubá, o comércio que não cumprir as medidas estabelecidas no Minas Consciente fica sujeito às penalidades legais de multa, interdição total da atividade, suspensão e/ou cassação de alvará de localização e funcionamento, de acordo com o Decreto nº 8286/2021.

Sobre o Minas Consciente

A Prefeitura divulga, semanalmente, às quintas-feiras, a classificação de Itajubá segundo os indicadores do Programa Minas Consciente (ondas vermelha, amarela ou verde). Na terceira fase do Minas Consciente, o Governo de Minas promoveu uma modernização do Programa, permitindo que o comércio e os eventos, por exemplo, sejam liberados mesmo que a cidade esteja na onda mais restritiva, bastando seguir algumas regras.

Nas ondas vermelha e amarela, o protocolo é mais restritivo para o comércio, envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.

Para conhecer as regras de acordo com cada atividade comercial, acesse o novo protocolo, CLICANDO AQUI.

Avaliação do município

A avaliação do Governo do Estado ocorre toda quinta-feira e tem validade de 7 (sete) dias a partir do sábado subsequente à divulgação. Para mais detalhes, acesse: https://www.mg.gov.br/minasconsciente/transparencia.

Para consultar a classificação de todas as atividades econômicas, acesse: https://www.mg.gov.br/sites/default/files/paginas/imagens/minasconsciente/protocolos/tabela_de_atividades_-_minas_consciente_v1.pdf

Os comentários estão encerrados.