Minas Consciente: Itajubá estará na “onda vermelha” de 6 a 12 de fevereiro

Volta às aulas: mais de 7 mil alunos iniciam atividades remotas na rede municipal de ensino
fevereiro 4, 2021
Prefeito e Vice-Prefeito orientam e conscientizam empresários sobre importância de cumprir regras do Minas Consciente
fevereiro 4, 2021

Minas Consciente: Itajubá estará na “onda vermelha” de 6 a 12 de fevereiro

Print Friendly, PDF & Email

A Prefeitura divulga, semanalmente, às quintas-feiras, a classificação de Itajubá segundo os indicadores do Programa Minas Consciente (ondas vermelha, amarela ou verde). Ao integrar o Programa do Estado, em agosto de 2020, Itajubá optou pela classificação indicada baseada nos dados da sua MICRORREGIÃO. Sendo assim, conforme os indicadores coletados na última semana, a microrregião de Itajubá deixa a “onda amarela” e passa a ser classificada na “onda vermelha” no período de 6 a 12 de fevereiro.

Com a mudança de onda, a distância linear de uma pessoa para outra dentro dos estabelecimentos comerciais passará de 1,5 para 3 metros, a metragem referência para cada cliente passará de 4 para 10 m², o limite de ocupação dos hoteis de 75% para 50% da sua capacidade e o limite absoluto de pessoas por evento será reduzido para 30 pessoas.

O que mudou?

No dia 27 de janeiro, o Governo de Minas lançou a terceira fase do Minas Consciente, na qual promoveu uma modernização do Programa. A nova versão permite o funcionamento de todas as atividades independente da “onda”, porém com medidas mais restritivas.

Com a mudança, o comércio e os eventos, por exemplo, ficam liberados mesmo com a cidade esteja na onda vermelha, mas terão que seguir algumas regras, pensando na saúde, no distanciamento e evitando qualquer risco acentuado para a sociedade.

O protocolo envolve o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.

Para acessar o novo protocolo, CLIQUE AQUI.

Avaliação do município

A classificação de cada município é definida pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas, que considera a incidência da doença e a capacidade de atendimento hospitalar para orientar o funcionamento seguro das atividades econômicas: quanto maior o número de casos e leitos hospitalares ocupados, maior é a restrição ao comércio. Esta avaliação ocorre toda quinta-feira e tem validade de 7 (sete) dias a partir do sábado subsequente à divulgação. Para mais detalhes, acesse: https://www.mg.gov.br/minasconsciente/transparencia.

Para consultar a classificação de todas as atividades econômicas, acesse: https://www.mg.gov.br/sites/default/files/paginas/imagens/minasconsciente/protocolos/tabela_de_atividades_-_minas_consciente_v1.pdf

 

 

Os comentários estão encerrados.