Só neste ano, 1.491 pessoas receberam atendimento e 6.420 colírios foram dispensados
A Prefeitura de Itajubá finalizou na última semana mais uma série de consultas para pacientes de glaucoma, totalizando 587 atendimentos, sendo 90 novos pacientes e 497 pacientes de retorno. A ação aconteceu na Policlínica do Mercado com a devida organização dos pacientes na fila, respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Através do acompanhamento gratuito, os pacientes glaucomatosos de Itajubá são avaliados e passam por consultas médicas realizadas pela equipe do Hospital de Olhos do Sul de Minas Gerais – HO. Após a verificação da pressão intraocular, eles recebem o colírio adequado para o tratamento também gratuitamente.
A ação, que acontece a cada 3 meses, já atendeu 1.491 pacientes e dispensou 6.420 colírios somente em 2021. Dos 1.491 pacientes, 380 foram contemplados com novas vagas abertas pela Prefeitura.
Sobre o glaucoma
O glaucoma é uma doença que surge a partir do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico e causando cegueira, caso o paciente não seja tratado corretamente. Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente.