Print Friendly, PDF & Email

 

Coleta Seletiva

 

Coleta Seletiva é a coleta diferenciada de resíduos com características similares que são selecionados pelo gerador, podendo ser um cidadão, uma empresa ou outra instituição, disponibilizados para a coleta separadamente.

 

Qual o objetivo da coleta seletiva?

 

Reduzir a quantidade de lixo descartada no Aterro Sanitário CIMASAS, e doar a parcela reciclável a um catador ou uma associação de reciclagem, gerando um importante benefício socioambiental.

 

Como proceder na separação?

 

Descarte na lixeira apenas o lixo sujo (poeira oriunda da varrição interna da casa, material usado de higiene pessoal, como cotonetes, papel higiênico, absorventes higiênicos, fraldas, algodões, etc.) e preserve em outro recipiente, sacola ou saco grande (unidade provisória de descarte) as embalagens de papel, plásticas, do tipo tetrapack, latas e vidros.

Surpreenda-se com a quantidade de material reaproveitável ou reciclável que estava sendo descartada por você, antes deste cuidado!

 

 

Como limpar os materiais com economia de água?

 

Alguns materiais dispensam lavagem, como os sacos que embalam cereais e biscoitos (esses vão direto para sua unidade provisória de descarte), outras não. As embalagens de leite, por exemplo, devem ser abertas com uma tesoura e postas na sua pia. Não use água limpa para lavá-las, apenas lave suas louças sobre elas e, no final do dia, estarão limpas. Sacuda ou deixe escorrer a água e pronto. As garrafas tipo longneck precisam de um pouco de água da torneira, mas os vidros de boca larga também podem ser deixados de molho na água que cai da lavagem de suas louças. Essa economia pode não fazer sentido hoje, para quem tem o conforto da água encanada abundante, mas do ponto de vista do desenvolvimento sustentável e da disponibilidade restrita de água, todo esse cuidado se justifica.

Por onde e quando a Coleta Seletiva passa?

 

Nome do Responsável: Claudiney Delfino dos Santos
Email: acimar@itajuba.mg.gov.br
Telefone: 35 9 9239-0274 (Claudiney) e 9 9199-5908 (Paulo)
Endereço: Rua Anardino de Souza, 343 – bairro Santos Dumont
Horário de Funcionamento: 8h às 17h (Segunda a Sexta-feira)

Nome do Responsável: Ademir Bernardo da Silveira
Email: acariadm@projesom.com.br
Telefone: 35 9 9908-6532 (Ademir)
Endereço: Avenida Padre Lourenço, nº 3267 – bairro Morro Grande
Horário de Funcionamento: 8h às 17h (Segunda a Sexta-feira)