Print Friendly, PDF & Email

HORTO FLORESTAL ANHUMAS 

Situado na região central do município, o Horto Florestal Anhumas é um importante espaço ecológico de conscientização sobre conservação e preservação do meio ambiente. Também oferece aos visitantes uma boa infraestrutura de lazer composta por quadra poliesportiva, academia ao ar livre, escorregadores e vestiários masculino e feminino. Conta com 05 (cinco) guardas e 02 (dois) funcionários de serviços gerais, que estão sempre apostos para orientar os visitantes e supervisionar os serviços de manutenção da área.

Com uma área de aproximadamente 22 hectares, é formado basicamente por um remanescente florestal de Mata Atlântica de vegetação secundária em diferentes estágios de regeneração.

Sua paisagem é composta por espécies variadas de vegetação rasteira, arbustos e vários tipos de árvores de médio e grande porte, como angico branco, pau-jacaré, pau-ferro, ipe amarelo, jacaranda mimoso, cordiz, palmeiras, guazuma, jatobá, pau pereira, guapuruvu e quaresmeira. Além das espécies vegetais, o Horto também apresenta uma rica fauna representada por animais como tatu-galinha, macaco sauá, sagui-de-tufos-pretos, paca, gamba-de-orelhas-brancas, lagarto teiu, cobras, aves diversas como tucanos, araras, jacu, rolinha fogo-apagou, juriti, pica-pauzinho, bem-te-vi risadinha, sabiá, maitaca, entre outras espécies.

A área que outrora pertenceu ao Colégio Agrícola foi durante anos devastada e destinada a produção de café. No final da década de 1980, a área foi desmembrada de onde funciona atualmente a sede da Escola Estadual Wenceslau Bráz e veio a ser cedida para a implantação de um parque, cuja criação foi autorizada pelo Decreto nº 7660, de 29 de dezembro de 1979.

Por meio do Decreto nº 22.701, de 02 de fevereiro de 1983, foi então criado o Parque Florestal Estadual Anhumas e em 20 de dezembro de 2004, por meio da Deliberação nº 1305, o Governo do Estado realizou a doação da área ao município de Itajubá, passando a se chamar Horto Florestal Anhumas.

Atualmente a Prefeitura Municipal de Itajubá, através da Secretaria de Meio Ambiente, disponibiliza visitas ao Horto Florestal Anhumas. As visitas podem ser realizadas de terça-feira a domingo, das 8h00 as 16h00, ou podem ser agendadas visitas em grupo por meio do telefone (35) 9-9888-6206.

Atividade de educação ambiental ocorrida no Horto Florestal Anhumas em 2019, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Itajubá dispõe, portanto, de uma área verde localizada no perímetro urbano da cidade de grande importância, sendo necessário apenas que a comunidade saiba valoriza-la e conserva-la pois é um patrimônio de todos.