Print Friendly, PDF & Email

SOBRE A SECRETARIA 

Na década de 80, os governos deram início à ação do poder público em defesa das teses ambientais através da criação de leis e montagem de estruturas capazes de garantir a ação pública do Estado na perspectiva da preservação do meio ambiente, em nome do interesse comum.

Como reflexo disso, no município de Itajubá, através da Lei Ordinária nº 1.696/1989, foi criado o Departamento de Meio Ambiente como um dos departamentos da Secretaria Municipal de Agricultura. Oito anos mais tarde, em 30 de maio de 1.997, o município instituiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura através da Lei Ordinária nº 2.125, ficando esta subdividida em dois departamentos: Meio Ambiente e Fomento Agrícola.

Somente em 2001, quando entra em vigor a Lei Complementar nº 009, é que ficou efetivamente criada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEA, subdividida entre os Departamentos de Meio Ambiente (remanejado da antiga Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura) e Fiscalização Ambiental (criado pela referida lei).