Biblioteca Infanto-Juvenil Bernardo Guimarães
 

A Biblioteca Infanto-Juvenil Bernardo Guimarães inaugurada no dia 19 de março de 2007 tem esse nome em homenagem ao avô do historiador e poeta itajubense José Armelim Bernardo Guimarães. Foi criada em parceria com a AFL do Brasil, Rotary Club de Itajubá-Oeste, Rotary Club de North Bay – Canadá, Rotary Club de Toulouse - França e Prefeitura Municipal de Itajubá.


A biblioteca tem por objetivos:

• Estimular o interesse pela leitura como instrumento de acesso aos conhecimentos já estabelecidos.
• Sedimentar a concepção de que a leitura é um excelente e prazeroso campo de lazer.
• Mostrar que quem lê, interpreta, discute o que lê utilizando os mais variados meios de leitura tem melhores condições de conviver com a diversidade de situações criadas pelo ser humano e consegue sentir-se mais feliz.


Missão

“Ser uma instituição formadora e informadora, garantindo ambientes e assessorias às crianças e aos adolescentes do município de Itajubá e região, para o desenvolvimento de atividades de estudo e lazer, envolvendo a leitura em todos os seus aspectos, a criatividade na construção intelectual e artística e o exercício da cidadania, amparada em procedimentos éticos.”

Projetos


Hora do conto:
O projeto “Hora do conto” tem o objetivo de despertar em nossas crianças o encantamento que as histórias proporcionam. As histórias são contadas utilizando diversas técnicas como dramatização, teatro de fantoche, simples narrativa, utilização de desenhos ou de livro, entre outros,de forma a interagir com as crianças.
Toda sexta-feira a biblioteca realiza a “Hora do conto” às 9 e às 15 horas. Junto com a Hora do Conto é feita a Visita Orientada. As escolas que desejarem participar deverão agendar horário pelo telefone 3692-1801 ou diretamente na biblioteca.







Visita Orientada:
A biblioteca oferece para escolas a visita orientada na qual as crianças conhecem todos espaços da biblioteca, recebendo explicações de maneira simples sobre o seu funcionamento e a importância da leitura.
As escolas que desejarem fazer a visita orientada também deverão agendar horário.







Oficinas De Artes:
As “Oficinas de Artes” geralmente são realizadas no período de férias escolares e são uma forma de diversão para a criançada.


Oficina de dobradura


Oficina de pintura


Oficina de pintura


Dinâmica


Dinâmica


Sessão cineminha


Concurso de Redação:
Como forma de desenvolver o espírito crítico e a leitura em nossas crianças e jovens, a Biblioteca Infanto-Juvenil Bernardo Guimarães desenvolve o projeto “Concurso de Redação”. Com temas voltados para a importância da leitura e de se freqüentar uma biblioteca os concursos que realizamos até o momento foram de grande sucesso, satisfazendo nossas expectativas!



Li e Gostei



Aqui segue algumas dicas dos livros mais procurados pelos usuários. Se você já leu algum livro legal de nossa biblioteca e deseja indicá-lo, mande sua sugestão por e-mail ou pessoalmente na biblioteca.

INFANTIL:

1) Até as princesas soltam pum ( Ilan Brenman): O pai de Laura pegou o livro secreto das princesas e contou para a filha algo que ninguém sabia... Descubram esse segredo e não contem pra ninguém.




2)Vai embora grande monstro verde! (Ed Emberley): O que é que tem um nariz azul-esverdeado, dentes brancos afiados e grandes olhos amarelos? É O Grande Monstro Verde! Mas, não fique assustado. Dê uma olhada neste livro cheio de recortes e veja ele se transformar diante dos seus olhos. Aí, quando estiver pronto para mostrar quem é que manda de verdade, simplesmente feche o livro e faça-o sumir.




3) Animais da floresta (Erin Ranson): Este livro busca, de maneira divertida, mostrar às crianças alguns animais que vivem na floresta, elas vão adorar conhecer os animais que surgem ao puxar as abas de cada página.



JUVENIL:

1) As vantagens de ser invisível ( Stephen Chbosky): As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências - que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.




2) A culpa é das estrelas (John Green): Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.



3) Divergente (Veronica Roth): Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


Acervo da Biblioteca

A biblioteca possui um acervo bem diversificado de mais de 19 mil títulos, dentre livros, CDs, DVDs, jogos educativos e revistas.

Contato

Praça Doutor José Braz, s/nº - Morro Chic - Itajubá/MG - CEP: 37500-074
Ao lado da Rodoviária

Tel/Fax.: (35) 3691-1801
Email: bibliotecainfantil@itajuba.mg.gov.br