Centro Municipal de Convivência

O Centro Municipal de Convivência é um espaço onde pessoas e familiares se encontram para atendimentos em grupos, como atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. No Centro de Convivência é executado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.


Av. Cel. Joaquim Francisco, 232,
Bairro Varginha
Telefone: (35) 3622-9282
Email: centrodeconvivencia@itajuba.mg.gov.br


Serviço de Convivência e
Fortalecimento de Vínculos – SCFV.



O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço de assistência social que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado nos CRAS e no CREAS.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

As atividades ali desenvolvidas servem como meio para o SCFV atingir seu objetivo.

Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Objetivo

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o CRAS do seu município.