CREAS - Centro de Referência
Especializado de Assistência Social
Vereador Geraldo José Canha


Sobre o CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, etc.)

O principal objetivo do CREAS é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado.

O trabalho do CREAS baseia-se em atender famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

Para ser atendido, o cidadão pode ir ao CREAS espontaneamente. O CREAS também atente pessoas encaminhadas pelo Serviço de Abordagem Social, por outros serviços da assistência social ou de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (como o Ministério Público), além de denúncias.

Rua Tenente Carlos Masseli Bernardo, 09
Bairro Nossa Sra. da Agonia
Telefone: (35) 3692-1728 / 3692-1727
Email: creas@itajuba.mg.gov.br



Telefones para Denúncias

FALA CIDADÃO: 0800 035 1788

CREAS: (35) 3692-1728 / 3692-1727

Direitos Humanos: DISQUE 100

Atendimento à Mulher: LIGUE 180

Disque-denúncia:181

Guarda Municipal:153

Polícia Militar:190

Polícia Civil:197