A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, desenvolveu este hotsite, que pode ser acessado normalmente pela internet ou também por QR Code pelo telefone celular. O objetivo desse canal de comunicação é divulgar a vocação tecnológica de Itajubá que produz tecnologia de ponta não só no meio acadêmico, em laboratórios experimentais, mas também na prática, usado na indústria.

Os representantes das empresas que não se encontram neste hotsite devem procurar a Secretaria de indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, presencialmente, pelos telefones: (35) 3692-1811 ou (35) 3692 – 1765 ou ainda pelo e-mail: smict@itajuba.mg.gov.br

 

Torneio Mineiro de Robótica Educacional

Os alunos participantes do torneio devem desenvolver soluções tecnológicas de acordo com o tema proposto pela organização. Em 2012, o tema foi “SENIOR SOLUTIONS”, visando soluções práticas para idosos. Os temas propostos possuem como objetivo o estímulo a pesquisa, trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal dos participantes.

 

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - é uma estrutura de apoio à geração e consolidação de empresas de excelência na área tecnológica. Oferece suporte de gestão, administrativa e operacional às novas empresas e seus empreendedores, para que os produtos e processos possam ser comercializados visando a sustentabilidade das empresas graduadas.

Acesse: http://www.incit.com.br/incit/home

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - tem como missão mobilizar grupos populares por meio do trabalho coletivo, do incentivo à autogestão e da transferência de tecnologia, como forma de promover a cidadania de acordo com os princípios da economia solidária.

Acesse: http://www.unifei.edu.br/intecoop

 

O CVT de Itajubá é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG), com apoio das Prefeituras Municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, duas frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital e formação e aperfeiçoamento profissional.

 

A principal finalidade do SINE, na época de sua criação, era promover a intermediação de mão-de-obra, implantando serviços e agências de colocação em todo o País (postos de atendimento). Além disso, previa o desenvolvimento de uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações.

Acesse: http://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-Itajub%C3%A1-MG

 

O objetivo da Sala do Empreendedor é possibilitar a novos empreendedores ou empresários a oportunidade de discutir a sua ideia ou dúvida com consultores capacitados, orientando na abertura de novas empresas, buscando em conjunto a solução do problema e identificando a oportunidade de melhoria. Possibilitando assim que as empresas já nasçam mais qualificadas e capacitadas, tendo um crescimento sustentável.

Acesse: http://www.itajuba.mg.gov.br/empreendedor.php

 

Referência em produtos elétricos, a BALTEAU é presença segura nas empresas de energia elétrica, além das principais indústrias de mineração, metalurgia, siderurgia, química e petrolíferas do Brasil e diversos outros países.
Com grande potencial tecnológico e qualidade internacional assegurada, a BALTEAU atende aos mercados mais exigentes, seja nos segmentos de painéis elétricos, concessionárias de energia, montadoras e fabricantes de equipamentos elétricos e sistemas turn-key.

Acesse: http://www.balteau.com.br/

 

A Alstom é líder global em infraestrutura ferroviária e geração e transmissão de energia, e está na vanguarda de tecnologias inovadoras e amigáveis ao meio ambiente. A Alstom fornece soluções de usinas integradas turnkey e serviços associados para uma ampla gama de fontes de energia, incluindo hidrelétrica, nuclear, a gás, carvão e eólica, e oferece várias soluções para transmissão de energia, com foco em redes inteligentes. O Grupo emprega 93.000 pessoas em mais de 100 países. Registrou vendas de €20 bilhões e fechou aproximadamente €24 bilhões em pedidos em 2012/13.

Acesse: http://www.alstom.com/brazil/pt/localizacao/Itajuba/


1. Nova diretoria de Inovação:

Preocupada em atender a uma demanda cada vez maior de qualidade e serviços, a Helibras criou uma diretoria específica de Inovação, responsável por coletar no mercado todas as mais altas ferramentas de eficiência que agreguem tecnologia e modernidade aos produtos e processos da empresa. O trabalho deste departamento é feito em conjunto com a EADS e com as demais subsidiárias da Eurocopter, para absorver e trazer ao Brasil conceitos ainda não utilizados por aqui, criando produtos e serviços novos ou de maneira inédita. Também está a cargo da diretoria de Inovação coordenar o relacionamento da empresa com entidades acadêmicas, de pesquisa e desenvolvimento, como é o caso do trabalho em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

2.Centro de engenharia:

Com a expansão e a capacitação da empresa, a Helibras passou a desempenhar atividades de grande complexidade, oferecendo ainda novas perspectivas e projetos aos clientes da empresa, que podem contar com uma equipe qualificada, moderna e de visão estratégica, características fundamentais da companhia que atualmente é uma das maiores fornecedoras de helicópteros militares, governamentais e civis, presente em quase todos os estados brasileiros.

3.Tecnologia aplicada ao aproveitamento dos recursos naturais:

Suas novas edificações na planta de Itajubá seguiram os moldes do conceito green building, utilizando painéis solares para aquecimento dos chuveiros; células fotovoltaicas, alimentando a iluminação externa; venezianas industriais com aletas translúcidas, que permitem mais ventilação e iluminação natural; e cobertura planejada para captar água da chuva no perímetro da construção, que é recolhida e reutilizada para descarga de banheiros e jardinagem.

Acesse:http://www.helibras.com.br/

 

O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) é um órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com sede na cidade de Itajubá, no sul do Estado de Minas Gerais. Sua natureza como laboratório nacional caracteriza o LNA em primeira linha como instituição prestadora de serviços à comunidade científica brasileira. Conforme sua missão, o LNA é responsável, no âmbito nacional, por criar e manter as condições para que os astrônomos profissionais de todo o Brasil possam realizar pesquisas observacionais em suas áreas.

Para esse fim, o LNA opera desde 1980 o Observatório do Pico dos Dias (OPD), o maior observatório astronômico localizado no Brasil.

O LNA oferece aos astrônomos brasileiros um conjunto muito interessante de instrumentos, desde telescópios relativamente pequenos até telescópios que figuram entre os maiores do mundo, viabilizando uma ampla gama de pesquisas astronômicas.

 

Divulgação Científica

O LNA inaugurou, em setembro de 2011, o Observatório de Ensino e Divulgação Científica. O “Observatório no Telhado” (OnT), como foi carinhosamente apelidado, foi instalado na cobertura do Edifício de Laboratórios e Oficinas do LNA em sua sede, na cidade de Itajubá.

Acesse:http://www.lna.br/

 

A Sisvôo - Sistemas Eletrônicos Ltda., foi fundada em 1982 com o objetivo de trabalhar em parceria com a Helibrás, produzindo sistemas para auxiliar nos testes realizados nos helicópteros.
Atualmente é uma empresa que presta serviços de Montagem, Teste e Integração de cartões eletrônicos com tecnologia de SMT e PTH e também oferece o serviço de gestão de materiais (turn-key).

Acesse: http://www.sisvoo.com.br/

 

A empresa do futuro já é realidade.

O Grupo Datapool, controlador dos dois braços fortes da empresa, Eletrônica e Tecnologia, acaba de inaugurar sua nova sede. São mais de 2 mil metros de área total, em uma planta fabril inteligente e moderna privilegiando os amplos espaços.

Para detalhar: A Datapool Eletrônica tem excelência na fabricação de equipamentos para ensino. No Brasil, milhares de Universidades, centros de treinamentos, indústrias e escolas utilizam seus equipamentos para o ensino e a prática da eletroeletrônica. Os módulos didáticos Datapool estão presentes em todos os estados brasileiros, do Rio Grande do Sul à Amazônia.

Para conhecer a DATAPOOL e seus produtos acesse: http://www.datapool.com.br/

 

Frivasa

Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=GOo_YsAVjyk

 

 

Inaugurada em 1998 a CABELAUTO BRASIL foi desenvolvida inicialmente para a fabricação de cabos automotivos, expandindo sua gama de produtos para linha de cabo de energia e cabos especiais.

Suas modernas instalações e pessoal altamente qualificado, permitiram à empresa ser destaque em qualidade em seus produtos e pontualidade na entrega, sempre respeitando as normas nacionais e internacionais, nas suas mais variadas exigências técnicas.

Sua linha de produção segue rigorosamente as exigências das normas brasileiras e internacionais, utilizando-se de pessoal treinado e matéria-prima selecionada.

Acesse: http://www.cabelauto.com.br/

 

Acesse: http://www.pkcgroup.com/contacts/contact_information_by_geographical_area/south_america

 

 

A Fábrica de Itajubá - FI foi inaugurada em 1934, com a denominação de Fábrica de Canos e Sabres para Armamento Portátil.
Dispõe de um centro de desenvolvimento de engenharia industrial totalmente informatizado, o que lhe garante um status de top de linha.

A IMBEL - Fábrica de Itajubá (FI) finalizou em 20 de fevereiro de 2013 a entrega ao Exército Brasileiro de 1500  Fuzis de Assalto 5,56 IA2, correspondente ao Lote-Piloto do Primeiro Fuzil genuinamente Brasileiro, fruto do trabalho de uma pequena, porém valorosa equipe de desenvolvimento.
Após um período de grandes dificuldades técnicas e operacionais a FI concluiu com êxito uma tarefa que representará um novo marco na existência da IMBEL.

Acesse:http://www.imbel.gov.br/

 

 

Com 45 anos de história e presente há 18 anos no Brasil, a Intermec também opera em outros 70 países nos cinco continentes. A empresa, especializada em desenvolver soluções de transmissão de dados entre a cadeia de suprimentos, integrando ferramentas que contribuem para os melhores resultados, nasceu nos Estados Unidos em um distrito industrial aeronáutico com o objetivo de desenvolver soluções para identificar partes e peças utilizadas na construção de aviões.

Acesse: http://www.intermec.com.br/

 

 

 

 
Prefeitura Municipal de Itajubá - Site Oficial - 2010 - Todos os Direitos Reservados.
Av. Dr. Jerson Dias, 500 - Estiva - Itajubá - MG - Fala Cidadão: 08000-35-1788