Na última semana, o Secretário de Agricultura de Itajubá, Bruno Vidal de Almeida, esteve no município de Soledade de Minas a convite do seu Prefeito, Sr. Lúcio Antônio Alves, para apresentar às lideranças desta cidade o modelo do “Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas” que foi instalado pela atual administração e parceiros neste ano de 2021 em Itajubá, o que resultou em uma redução de 20% no número de ocorrências de queimadas no nosso município.
Os resultados positivos obtidos em Itajubá com a implantação do Comitê chamaram a atenção da cidade vizinha neste que foi um dos piores anos da história em termos de estiagem. “Além de dar certo na nossa cidade, estamos auxiliando outros municípios na implementação de políticas públicas. Por isso, passamos para eles todo o procedimento para instalar um comitê como o nosso, com medidas de proteção necessárias para o controle de queimadas, especialmente durante o período prolongado de estiagem”, frisou Bruno.
SOBRE O COMITÊ
O Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas em Itajubá foi oficializado através do Decreto 8430, assinado pelo Prefeito Christian Gonçalves em maio de 2021, com o objetivo de criar medidas de proteção necessárias para o controle de queimadas no município.
Através do Decreto, ficou proibido o uso de qualquer método de queimada, ainda que de forma controlada, em todo o perímetro urbano e rural de Itajubá, sob pena de multa de até R$ 7.888,00.
A realização de blitz educativas para distribuição de cartilhas orientativas e a construção e manutenção de aceiros nas áreas de preservação ambiental também fizeram parte das ações do Comitê, assim como diversas frentes de combate ao fogo que, através da ajuda de parceiros e voluntários, impediram que o impacto das queimadas fosse ainda maior.
Compõem o Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas de Itajubá as seguintes instituições: