Prefeitura inicia projeto de separação de resíduos orgânicos nas feiras livres

BOLETIM DIÁRIO 21/02/21 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá
fevereiro 21, 2021
Processo seletivo: Prefeitura disponibiliza links para inscrições
fevereiro 22, 2021

Prefeitura inicia projeto de separação de resíduos orgânicos nas feiras livres

Print Friendly, PDF & Email

“Programa Feira Limpa” também visa melhorar o ambiente das feiras, deixando-as mais limpas e organizadas

A Prefeitura está implementando o “Programa Feira Limpa” nas feiras livres de Itajubá. A iniciativa visa a coleta sustentável dos resíduos através da separação de orgânicos e recicláveis pelos próprios feirantes, de forma a manter o ambiente das feiras mais limpo e organizado e, ao mesmo tempo, possibilitar o reaproveitamento de materiais que antes eram descartados.

O objetivo do Programa é conscientizar os feirantes sobre a necessidade de cuidar de forma sustentável do seu local de trabalho, atraindo também mais clientes. “A ação reduz a mão de obra de limpeza da feira, tendo em vista que os próprios feirantes já organizam a limpeza no entorno de suas bancas. Ao mesmo tempo em que tornam o ambiente mais limpo, eles trabalham os princípios da educação ambiental, reduzindo a geração de lixo por meio de processos de reciclagem de materiais orgânicos e de materiais reprocessáveis, como vidro, plástico, metais e papel”, informou o Secretário de Agricultura, Bruno Vidal de Almeida.

Os resíduos orgânicos coletados, antes destinados para o aterro sanitário, agora serão processados no pátio de compostagem que está sendo montado na Secretaria de Agricultura. Folhas de beterraba, cenoura e couve-flor; cascas de frutas e restos de legumes e verduras não aproveitados para comercialização passam pelo processo de compostagem resultando em um adubo rico em nutrientes que poderá ser utilizado para novos plantios.

Inicialmente, Prefeitura e CEASA estão oferecendo sacos plásticos aos feirantes para que, durante a realização da feira, depositem os orgânicos separados dos demais resíduos. Para as próximas etapas do projeto, serão disponibilizados tambores na realização da coleta, evitando o uso de sacos plásticos no processo.

 

Os comentários estão encerrados.