Biblioteca Pública

Print Friendly, PDF & Email

Biblioteca Pública Municipal Antônio Magalhães Lisbôa

 

 

 

A Biblioteca Pública Municipal “Antonio Magalhães Lisbôa”, foi criada pela Lei N°5 de 05 de abril de 1948 e oficialmente instalada em 11 de agosto de 1949, pela Portaria N° 17.
Mantida, desde a sua fundação, pela Prefeitura Municipal de Itajubá. Faz parte de um setor da Secretaria Municipal de Cultura.

 

MISSÃO:

Tem como missão atender à sociedade em geral, disponibilizando a informação e o conhecimento através de serviços públicos e gratuitos de livre acesso à leitura, pesquisa e uso de Internet (wi-fi) para utilização de notebook e celulares.

É considerado usuário da Biblioteca todo indivíduo da sociedade, independente de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou status social.
O uso da Biblioteca é facultado a toda comunidade.

 

PÚBLICO:

Pessoas de todas as faixas etárias de Itajubá e cidades vizinhas.

 

ACERVO:

Possui um acervo de 18.000 títulos, formados por:

– Obras de Referência (Dicionários, Enciclopédias, Atlas e Bibliografias especializadas)
– Livros (Literatura, didáticos)
– Periódicos
– Jornais
– Apostilas
– Documentos Especiais (Obras em Braille)

A coleção está organizada segundo os princípios da Classificação Decimal Universal – CDU, que estabelece a divisão do conhecimento por classes específicas de assunto.
Os livros são arrumados nas estantes por assunto. A etiqueta na lombada indica o número de classificação correspondente ao assunto.

O usuário tem acesso livre às estantes, podendo procurar o material bibliográfico que desejar. Se houver solicitação, a funcionária poderá ajudá-lo.

Formação e Desenvolvimento de Coleção:

A formação e desenvolvimento do acervo são das seguintes formas:

– Compra
– Doação

As doações recebidas pela Biblioteca são avaliadas pelo critério da pertinência; as duplicatas consideradas dispensáveis são colocadas à disposição dos usuários da Biblioteca ou doadas às bibliotecas das cidades vizinhas.

– Permuta

É a troca de obras entre bibliotecas. Ocorre a partir do recebimento ou emissão de listas de obras oferecidas para permuta.

 

DA INSCRIÇÃO: 

É necessário procedimento formal para a inscrição.

Os usuários deverão apresentar os seguintes documentos:

– Carteira de Identidade, própria ou do responsável (caso seja menor de idade);
– Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone,IPTU);
– (01) uma foto 3×4

 

EMPRÉSTIMO:

O empréstimo do material bibliográfico é obtido por intermédio da funcionária do setor de referência, e como o acesso é livre, o próprio usuário poderá procurar o que deseja.

Existem duas modalidades de empréstimo:

– Domiciliar
– Consultas no local

O prazo para o empréstimo domiciliar é de 07 dias. (Livros -Periódicos)

A renovação, no máximo 03 (três) vezes , poderá ocorrer, caso não haja reserva da obra requisitada.

Aos leitores é vetado o empréstimo de obras de referência, livros considerados volumes de coleção e jornais. (apenas consulta local)

É necessário que ao renovar o livro(s) o sócio tenha sempre em mãos a carteira de inscrição e as obras retiradas.

É permitido a retirada de 02 (dois) livros e 02 (duas) revistas no sistema de empréstimo domiciliar.

O usuário é responsável pelas obras em seu poder, devendo obedecer rigorosamente o prazo de devolução. Caso isso não ocorra, haverá multa por dia de atraso e por material bibliográfico (livro e revista) retirado. O valor da multa é R$0,50 (cinquenta centavos) por dia de atraso.

O usuário é responsável pela preservação das publicações retiradas. Em caso de perdas e danos, estas deverão ser substituídas ou indenizadas à Biblioteca. Obra perdida (pagando o preço de uma nova, para reposição) Obra Danificada (pagando o preço de sua encadernação/recuperação).

Os periódicos poderão ser consultados no local ou retirados para empréstimos, desde que não corresponda ao exemplar recém chegado a Biblioteca. Jornais não serão retirados da Biblioteca pelo sistema de empréstimo domiciliar.

 

ESTRUTURA:

A Biblioteca Municipal implantou um elevador de acesso, destinado a usuários portadores de deficiência física, idosos, mães com carrinho de bebe, facilitando assim, a acessibilidade.

 

LOCALIZAÇÃO:

Pça. Teodomiro Santiago, nº 104 – Térreo
Centro
Itajubá – MG
CEP: 37.500-036
Telefone: (35)3692-1743
EMAIL: bibliotecamunicipal@itajuba.mg.gov.br

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

De 2ª a 6ª Feira
Das 08:00 às 18:00h