NOVEMBRO AZUL

NOVEMBRO AZUL

Print Friendly, PDF & Email

Ação acontecerá das 8h às 12h no Parque do Rebourgeon

A Prefeitura de Itajubá promoverá neste domingo (28), das 8h às 12h, no Parque do Rebourgeon, uma grande ação de conscientização alusiva ao “Novembro Azul”, mês dedicado aos cuidados integrais com a saúde do homem e à conscientização sobre o câncer de próstata, tipo mais comum entre as pessoas do sexo masculino.

A iniciativa visa chamar a atenção dos homens itajubenses sobre a necessidade de mudar o comportamento em relação à saúde, alertando a todos sobre a adoção de hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames periódicos para detectar o câncer de próstata.

Confira as atividades programadas para este domingo (28):

  • Aferição de Pressão Arterial;
  • NASF – Avaliação antropométrica e orientação sobre alimentação saudável e práticas corporais;
  • Odontologia – Prevenção do câncer de boca;
  • CAPS – Orientações sobre a saúde mental do homem;
  •  Dr. Rodrigo C. A. Neves – Orientação sobre a prevenção do câncer de próstata e acompanhamento de rotina;
  • Programa Saúde da Mulher – Prevenção ao câncer de mama e colo do útero;
  • Brindes, pipoca, algodão doce e música.

CUIDADOS DO HOMEM

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. O tumor afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Embora seja uma doença comum, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto por medo ou por desconhecimento. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

 

 

 

 

 

 

The event is finished.

Data

28 nov 2021
Finalizado!

HORÁRIO

08:00 - 12:00

LOCAL

Parque do Rebourgeon
Categoria

Os comentários estão encerrados.