Prefeito e Vice-Prefeito visitam CMTA para acompanhar acolhimento a pessoas em situação de rua

PREFEITURA DE ITAJUBÁ – VACINÔMETRO COVID-19 – 05/08/2021
agosto 5, 2021
BOLETIM DIÁRIO 05/08/21 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá
agosto 5, 2021

Prefeito e Vice-Prefeito visitam CMTA para acompanhar acolhimento a pessoas em situação de rua

Print Friendly, PDF & Email

O Prefeito Christian Gonçalves e o Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho visitaram, na tarde desta quinta-feira, 5 de agosto, as novas instalações do Centro Municipal de Triagem e Acolhimento (CMTA), agora localizado à Rua Tenente José Cabral Rennó, 165, no bairro São Vicente – atrás da Praça de Esportes (antigo ITC).

Christian e Dr. Nilo falaram aos abrigados e ouviram os seus principais anseios, reforçando a proposta de fazer uma administração para toda a população, especialmente para a parcela que mais precisa. Eles acompanharam a distribuição de kits de higiene pessoal e visitaram as instalações do Centro de Acolhimento. “Estamos prestando um excelente atendimento para oferecer condições mais dignas de vida aos moradores de rua. Isso demonstra que nossa administração vai além das paredes da Prefeitura. Ela está nos bairros, no contato com as pessoas, procurando ouvir e encontrar a solução para os maiores anseios da população”, disse Christian.

Com a onda de “frio intenso” das últimas semanas, a Prefeitura dobrou o número de vagas no CMTA para possibilitar o acolhimento de mais pessoas, evitando que elas sofram com a queda da temperatura nas ruas. As abordagens que já acontecem diariamente no período matutino foram ampliadas também para o período noturno em locais como: embaixo das pontes, praças, Rodoviária, Mercado Municipal e demais locais de concentração da população de rua.

Feitas por uma equipe técnica composta por assistente social, psicólogo e técnico de Enfermagem, as abordagens visam convencer essas pessoas a aceitarem os serviços assistenciais oferecidos pela Prefeitura, entre eles o acolhimento no CMTA. A abordagem social é sempre realizada com diálogo e tratamento humanizado, respeitando a vontade de cada morador de rua.

CMTA

No CMTA, os moradores de rua têm acesso a 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia), banho quente, produtos de higiene pessoal e todo o apoio necessário para uma boa qualidade de vida – tudo gratuitamente. Eles também são assistidos por psicólogo e assistente social que analisam caso a caso e realizam as intervenções necessárias, seja para acolhimento em Comunidade Terapêutica, inclusão em benefícios do Governo, auxílio na renovação e segunda via de documentos, retorno ao lar, tratamento no CAPS AD – Centro de Apoio Psicossocial à Álcool e outras Drogas, localização de familiares, entre outras medidas.

A Prefeitura também presta assistência às pessoas em situação de rua que não são do município, mas que estão de passagem por aqui neste momento. Para elas, é oferecida a passagem de ônibus para retorno à cidade de origem. Com o frio intenso, elas recebem banho quente, alimentação (jantar e café da manhã) e a pernoite no CMTA.

A população pode fazer a sua parte. Ao presenciar um morador de rua precisando de acolhimento, ligue para 3622-2765 (24 horas).

 

 

Os comentários estão encerrados.