A Prefeitura de Itajubá está sempre investindo em melhorias, visando um serviço eficaz para toda a população. Pensando nisso, se mobiliza todos os dias para manter a conservação dos patrimônios e locais públicos da cidade. Apesar dos esforços contínuos, os banheiros localizados na rodoviária têm sido, frequentemente, alvo de atos de vandalismo, furto e depredações.
Para manter o local limpo e em condições de uso, a Prefeitura disponibiliza um profissional que realiza faxinas diárias e periodicamente são realizados reparos e manutenções. O que ocorre é que constantemente o serviço de reparo é feito e em pouco tempo, sofre novamente com destruição e furto. Esses atos geram prejuízos e oneram a Prefeitura, pois esses gastos em consertos ou substituição de peças, poderiam ser investidos em outras áreas e serviços essenciais à população.
A manutenção dos espaços públicos é uma responsabilidade da Prefeitura, no entanto, é preciso conscientização e noção de cidadania daqueles que utilizam, visto que, esse é um bem da coletividade.
Para utilizar o local é cobrado um valor simbólico de R$ 0,50, que auxilia na manutenção da limpeza. Estão isentos da tarifa idosos, feirantes da feira livre e pessoas que trabalham nas empresas de ônibus da rodoviária.
MULTA
A Prefeitura informa que depredar patrimônio público de qualquer natureza é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Quem for flagrado praticando esse tipo de ação, responde ao Artigo 163 do Código Penal Brasileiro, que prevê detenção de um a seis meses e multa. Além disso, em casos de dano qualificado, o indivíduo pode ser condenada à detenção de seis meses a três anos e multa, quando o crime for cometido contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista.
DENÚNCIA
Para denunciar atos de vandalismo e depredações, ligue no 153 e acione a Guarda Municipal de Itajubá.