Itajubá está entre 118 cidades do país com selo de boas práticas de gestão educacional

Prefeitura intensifica obras para atender demandas da população
julho 6, 2020
Cemig informa interrupção no fornecimento de energia; veja os locais
julho 6, 2020

Itajubá está entre 118 cidades do país com selo de boas práticas de gestão educacional

Print Friendly, PDF & Email

Tribunais de Contas do Brasil também identificaram Itajubá como um dos 11 municípios de Minas Gerais com os melhores resultados

Itajubá foi uma das 118 redes públicas do Brasil contempladas com o selo “Bom Percurso” pelas boas práticas pedagógicas e de gestão da Secretaria Municipal de Educação. O município está também entre as 11 cidades mineiras que obtiveram o reconhecimento por meio do estudo nacional “Educação que faz a diferença”, realizado pelo Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal.

Além de alcançarem bons resultados de aprendizagem no Ensino Fundamental, as 118 redes premiadas também atingiram critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil. De acordo com o estudo, elas buscam garantir a aprendizagem com ações para reduzir as desigualdades e manter a frequência dos alunos nas aulas, apresentando trajetórias positivas e avanços consistentes ao longo dos anos.

Para a avaliação dos municípios, foram analisados indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb 2017; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –IDEB atual e evolução desde 2007; e taxas de aprovação, conforme o Censo Escolar. O projeto, destaca o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, “nasce da ideia de os Tribunais de Contas também avançarem na análise das políticas públicas e, ao identificarem boas práticas, disseminarem as mesmas para que sirvam de referência para outros gestores e profissionais que atuam na área pública”.

A Secretária Municipal de Educação, Mariângela Alves, recebeu com grande orgulho o reconhecimento do Tribunal de Contas, Instituto Rui Barbosa e IEDE. “O sucesso da educação de Itajubá se deve ao comprometimento dos professores, especialistas em educação e gestores, dedicação dos funcionários, parceria das famílias, à equipe do CEAPI – Centro Especializado e Apoio Pedagógico, ao apoio das outras Secretarias e do Prefeito Rodrigo Riera que é o maior incentivador das nossas crianças, sempre buscando meios de oferecer a elas um aprendizado de excelência”, frisou Mariângela.

A Secretária não deixou de destacar o maior motivo dessa premiação que são os alunos da rede. “Eles são os nossos maiores tesouros, motivo pelo qual trabalhamos para oferecer uma educação cada vez melhor. E, com isso, formar cidadãos capazes de transformar o mundo em um lugar melhor para se viver”, concluiu.

Para acessar o estudo nacional “Educação que faz a diferença”, CLIQUE AQUI.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.