A Prefeitura de Itajubá vem esclarecer sobre o falecimento da senhora Sara Aparecida Antunes, após a mesma ter procurado atendimento médico na UBS Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vila Poddis.
Primeiramente, lamentamos o falecimento da paciente em questão, nos solidarizamos com os familiares e amigos, porém informamos que não houve nenhuma negligência pelos profissionais da UBS e Secretaria de Saúde.
– A Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora de Lourdes, assim como qualquer UBS do país, ao cumprir a cartilha determinada pelo Ministério da Saúde, NÃO realiza atendimento médico domiciliar. Esse trabalho é realizado por médicos de Estratégia de Saúde da Família com agendamento prévio.
– Em nenhum momento, a UBS do bairro Vila Poddis, foi omissa em socorrer a paciente. No caso da senhora em questão foi realizado o trâmite previsto: ao ligar para a UBS, a paciente teve o acolhimento efetuado pela enfermeira da UBS que fez várias perguntas sobre qual era a queixa e situação da senhora. Após ouvir o relato, a enfermeira orientou a paciente a comparecer na UBS para receber atendimento, já que sua queixa era de caráter não-urgente: uma foliculite sobre a pele popularmente conhecida como “furúnculo”. Após a enfermeira ouvir a paciente, explicar sobre a impossibilidade do atendimento domiciliar e oferecer a ambulância do SAMU, caso a queixa fosse além da foliculite, a paciente se exaltou e desligou o telefone.
– A Prefeitura tem orientado diariamente em seu Boletim Diário que as pessoas FORA do grupo de risco evitem procurar os postos e prontos-socorros de imediato para evitar aglomerações, porém nossas UBS e ESF’s estão abertas e atendendo normalmente os casos necessários, seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde nesse período pandêmico de Covid-19.
– Em NENHUM MOMENTO foi orientado que pacientes do grupo de risco deixassem de procurar atendimento. Também não foi divulgado que as pessoas do grupo de risco seriam socorridas em casa.
– O atendimento domiciliar de pacientes assistidos pelas UBS’s está ocorrendo, no momento da pandemia, apenas para VACINAR pessoas ACAMADAS e MAIORES DE 80 ANOS contra a gripe e pelas equipes de ESF com agendamento prévio.