Presídio de Itajubá completa 10 anos e é considerado modelo para Minas Gerais

ATENÇÃO – CORRIDA PELA SAÚDE E CAMINHADA DOS ENTAS ADIADA
novembro 14, 2019
Itajubá recebe emenda de R$ 100mil para investimentos em Saúde
novembro 14, 2019

Presídio de Itajubá completa 10 anos e é considerado modelo para Minas Gerais

Print Friendly, PDF & Email

O Presídio de Itajubá completou 10 anos de atividades e na última quarta-feira, dia 13, foi realizada a solenidade de comemoração, que contou com a presença do Vice-Prefeito, Christian Gonçalves. Durante o evento destacou-se o desempenho do Presídio durante esses anos, servindo de modelo para outras unidades no Estado de Minas Gerais. O sistema prisional de Itajubá é reconhecido como Unidade Escola no quesito humanização de atendimento.

Na cerimônia, foi inaugurada a Cela de Triagem, com capacidade para 18 vagas. Neste projeto, os detentos admitidos pela unidade permanecem no local por 10 dias, permitindo a ambientação ao sistema carcerário e monitoramento. Posteriormente, são alocados no pavilhão executivo.

Também foram inaugurados o asfaltamento e a nomeação da via de acesso ao Presídio, projeto de autoria do vereador José Maria Silva, e que agora é denominada Rua Comissário Benedito Vilas Boas. O asfaltamento da via foi realizado através de uma parceria com a Prefeitura de Itajubá.

Durante a cerimônia, servidores, ex-servidores e colaboradores da instituição foram homenageados pela parceria desempenhada ao longo desta década. Dentre os agraciados figura o Prefeito Rodrigo Riera, o Vice-Prefeito Christian Gonçalves, o Secretário de Saúde- Nilo Baracho, o Secretário de Obras -Antônio Alberto Teixeira e o Comandante da Guarda Municipal- Adilson José Souza da Silva pela colaboração desenvolvida em favor do bom funcionamento da Unidade.

“Trabalhar na ressocialização dos detentos e deixá-los preparados para viverem em sociedade é o mais importante” destacou o Vice-Prefeito, Christian Gonçalves.

O Ex-Diretor Geral Rodney Dantas Pinto teve grande participação no legado do presídio, sendo referência para o Diretor atual Leandro Rodrigues Palma. “Sinto-me feliz e honrado. Agradeço este momento ímpar para a unidade, foi com muita luta e parceria que conseguimos o maior benefício, que é integrar os presos à sociedade”, comentou, em agradecimento, o Diretor Leandro.

Sobre o Presídio de Itajubá

O Presídio de Itajubá está localizado às margens da BR-459 e hoje atende 714 detentos.

Um dos grandes diferencias da unidade do município está na forte parceria com o Executivo, além das ações de ressocialização, onde os detentos desenvolvem diversas atividades como o trabalho de plantio de hortaliças – doadas para instituições carentes, apreensão de animais, capina, asfaltamento, pintura, instalação das academias ao ar livre e reformas de cadeiras de rodas.

Recentemente, o Presídio de Itajubá construiu um balanço para pessoa com deficiência física e através da parceria com a Prefeitura, foi instalado no Parque da Cidade, sendo o primeiro brinquedo público para PCD´s em Itajubá.

 

Os comentários estão encerrados.