Projeto “ConheCiência” disponibiliza videoaulas gratuitas para alunos do 5º ano da rede municipal

Cadastro Único será realizado via Whatsapp
maio 13, 2020
CEO está realizando atendimentos odontológicos de urgência e emergência
maio 14, 2020

Projeto “ConheCiência” disponibiliza videoaulas gratuitas para alunos do 5º ano da rede municipal

Print Friendly, PDF & Email

O projeto “ConheCiência”, idealizado pelo professor itajubense Antônio Márcio Rennó Matos, está disponibilizando, diariamente, 2 (duas) videoaulas gratuitas de Matemática e Ciências para alunos do 5º ano da rede municipal. Os vídeos são gravados e produzidos por 60 alunos voluntários do Colégio XIX de Março.

Em 2020, o “ConheCiência” aconteceria de forma presencial em 4 escolas da rede: C.I.E.M. – Centro Integrado de Educação Municipal Professora Geralda Cerávolo Rodrigues (Santa Luzia); Escola Municipal Wenceslau Neto (Vila Póddis); Escola Municipal Teodomiro Santiago (Porto Velho) e Escola Municipal Santo Agostinho (Avenida). Porém, com a pandemia e a consequente suspensão das aulas, os voluntários do projeto passaram a gravar os conteúdos e disponibilizá-los aos alunos através do Facebook e Youtube.

“Com a pandemia, convidei os alunos do projeto para gravar as aulas. As professoras de 5º ano das 4 escolas nos passaram o conteúdo que estava programado e, assim, dividimos os temas entre eles. Hoje, já passamos dos 15 vídeos publicados e assim seguiremos postando duas videoaulas por dia até o final de maio”, contou o professor Antônio Márcio.

Os alunos da rede municipal já podem ter acesso aos vídeos de Matemática e Ciências na página do “ConheCiência” no Facebook. São temas como: Adição e Subtração, Astronomia, Planeta Terra, Coronavírus, Multiplicação e Divisão, Planetas Rochosos, Planetas Gasosos, Medidas de Massa, Fases da Lua, Movimento de Translação e Rotação, Medidas de Comprimento, Constelações, Instrumentos Ópticos, Medidas de Área, entre outros.

SOBRE O PROJETO

O “ConheCiência” foi idealizado em 2018 pelo professor Antônio Marcio após a sua participação em um encontro de educadores na Space Camp, da NASA (National Aeronautics and Space Administration), nos Estados Unidos.

O C.I.E.M. Geralda Cerávolo foi a primeira escola a receber o projeto. Naquele ano, as aulas práticas ministradas pelos alunos do XIX de Março culminaram com uma Feira do Conhecimento e a participação de 55 alunos.

Em 2019, o projeto foi realizado nas escolas Teodomiro Santiago e Wenceslau Neto, chegando a 130 alunos atendidos.

Futuramente, o objetivo é expandir o projeto com a participação de alunos voluntários de outras escolas particulares.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.