Empresa deve iniciar operações em Itajubá no segundo semestre
A XMobots, maior desenvolvedora de drones do Brasil e América Latina, acaba de receber uma nova autorização de projeto da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), desta vez para voos de até 30 km de distância e/ou acima de 400 pés – equivalente a 120 metros de altitude. O drone Echar 20D foi o detentor da autorização inédita.
Segundo Giovani Amianti, CEO da XMobots, obter esta autorização de projeto é mais uma etapa cumprida do plano estratégico da empresa. “Esta conquista mostra a expertise e a consolidação da companhia no desenvolvimento de drones de alto desempenho e cada vez mais automáticos”, destacou.
A empresa está investindo R$ 4,75 milhões na construção da sua nova planta industrial em Itajubá. A previsão é que as operações tenham início no segundo semestre de 2021. A XMobots deve gerar 230 empregos diretos em Itajubá e outros 1.000 indiretos na cadeia produtiva do drone Dractor 25A, modelo profissional que será fabricado na cidade.
Pioneira na fabricação de aeronaves não tripuladas no país, a XMobots foi a primeira empresa a receber autorização de projeto da ANAC para operar voos acima de 120 metros, em 2018, e a primeira a obter, em 2013, um Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para operar um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) feito no Brasil.