Prefeitura de Itajubá realiza despoluição do Rio Sapucaí

BOLETIM DIÁRIO 07/12 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá
dezembro 7, 2020
BOLETIM DIÁRIO 08/12 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá
dezembro 8, 2020

Prefeitura de Itajubá realiza despoluição do Rio Sapucaí

Print Friendly, PDF & Email

Mais de 500 pneus e 18 toneladas de galhos e troncos, entre outros materiais, já foram coletados

A Prefeitura de Itajubá está realizando a despoluição e revitalização ambiental do Rio Sapucaí. Em sua primeira etapa, o projeto já retirou do Rio mais de 500 pneus e outros materiais como geladeiras, fogões e sofás descartados no local de forma inadequada. Mais de 18 toneladas de troncos e galhos de árvores também foram retirados.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo Ferreira, os números representam apenas o início de um trabalho que vai melhorar a qualidade da água e facilitar o seu escoamento, reduzindo a possibilidade de enchentes. “Estes são os resultados do primeiro trecho. Acredito que ainda vamos coletar um número de materiais 5 vezes maior. Lembrando que todo material retirado da calha do Rio terá sua destinação ambientalmente correta”, afirma.

O trabalho está sendo realizado em parceria com a empresa de dragagem Irmãos Mota Mineração LTDA e não traz despesas ao cofre público. Em contrapartida, a empresa tem o direito de comercializar a areia obtida no processo de dragagem conforme deliberação do Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema) e licenças ambientais concedidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência Nacional de Mineração (ANM).

 

Os comentários estão encerrados.