BOLETIM DIÁRIO 05/06 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá

Obras de reforma e revitalização da Praça da Imbel seguem em ritmo acelerado
junho 5, 2020
Alunos da rede municipal iniciam atividades remotas na próxima semana
junho 6, 2020

BOLETIM DIÁRIO 05/06 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá

Print Friendly, PDF & Email

O “Boletim Epidemiológico Diário” é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Itajubá para informar a população e profissionais de saúde do município sobre os últimos dados relacionados ao coronavírus na cidade.

* IMPORTANTE: Com a chegada dos testes rápidos adquiridos pela Prefeitura e também dos testes vindos do Ministério da Saúde, o número de CASOS CONFIRMADOS deverá sofrer um aumento nos próximos dias, uma vez que a testagem dos pacientes será ampliada.

Serão testados com prioridade os familiares próximos dos pacientes com resultado POSITIVO para Covid-19, bem como profissionais de Saúde, profissionais das Forças de Segurança e idosos com sintomas leves de gripe.

Itajubá contabiliza, até o momento, 36 (trinta e seis) casos confirmados de Covid-19, sendo 26 (vinte e seis) considerados curados, 8 (oito) em tratamento, 1 (um) óbito confirmado (*) e 1 (um) óbito em investigação.

 

(*) ÓBITO É CONFIRMADO PELO ESTADO

O único caso de ÓBITO confirmado em Itajubá havia sido contestado pela Prefeitura, uma vez que o Estado optou por considerar o resultado POSITIVO de um teste rápido e não o NEGATIVO de um exame laboratorial da própria FUNED – Fundação Ezequiel Dias.

“Essa decisão nos causou estranheza. Por isso, nós da Secretaria Municipal de Saúde enviamos um ofício com todos os documentos e pedindo explicações ao CIEVS-Minas, que considerou o resultado de um exame que, sabidamente, é menos preciso que o teste de PCR, feito pelo laboratório referência do próprio Estado”, comentou o Secretário Municipal de Saúde, Nilo Baracho.

O Estado retornou ao município nesta sexta-feira, 22 de maio, confirmando o falecimento do paciente por Covid-19. O CIEVS-Minas afirmou que “o exame de PCR é padrão Ouro para o diagnóstico, porém a sensibilidade não é 100% e seu resultado sofre interferência de outros fatores como tempo e técnica de coleta, armazenamento e transporte adequado. O teste rápido foi coletado no sexto dia de sintomas e teve IgM reagente”, justificou o Governo de Minas.

O CIEVS-Minas considerou ainda “o quadro respiratório compatível” da paciente no contexto atual de epidemia por Covid.

 

No momento, a Unidade Especializada em Síndromes Respiratórias Agudas e Covid-19 do Hospital de Clínicas tem 10 (dez) pacientes internados:

  • ITAJUBÁ: 8 (oito) pacientes aguardando resultado de exame, sendo 2 (dois) em uso de oxigênio suplementar, 4 (quatro) em ar ambiente e 2 (dois) entubados;
  • MICRORREGIÃO: 2 (dois) pacientes, sendo 1 (um) entubado e aguardando resultado de exame e o outro em ar ambiente e positivo para Covid-19.

A Santa Casa de Misericórdia de Itajubá abriga 6 (seis) pacientes:

  • ITAJUBÁ: 2 (dois) pacientes, sendo 1 (um) entubado e o outro em uso de oxigênio suplementar, ambos aguardando resultado de exame;
  • MICRORREGIÃO: 1 (um) paciente entubado e aguardando resultado de exame;
  • MACRORREGIÃO: 3 (três) pacientes entubados e aguardando resultado de exame.

 

É de extrema importância que a população confie apenas e tão somente nos dados aqui publicados, evitando divulgar mensagens não-oficias e dados inverídicos sobre a doença, o que pode gerar medo e insegurança na população.

 

ENTENDA O BOLETIM

  • CASOS POSITIVOS EM TRATAMENTO: casos confirmados, seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos, que ainda estão em fase de tratamento da doença.
  • CASOS CONFIRMADOS POR EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente realiza o exame comprobatório e obtém resultado POSITIVO para Covid-19. Importante: o exame deve ser feito na própria Fundação Ezequiel Dias (FUNED) ou em laboratório homologado pela instituição.
  • CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS: casos em que a pessoa não realiza o exame comprobatório, mas vem a apresentar sintomas leves ou graves da doença após ter tido contato íntimo (familiar ou não) com um paciente POSITIVO para Covid-19 confirmado laboratorialmente.
  • TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: soma de todos os casos de Covid-19 já confirmados na cidade (inclusive os que já se curaram), seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos.
  • CASOS CURADOS DE COVID-19: casos confirmados que cumpriram os 14 dias de quarentena e já não apresentam mais nenhum sintoma da doença.
  • CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS: são os casos em que o paciente falecido já estava diagnosticado com Covid-19.
  • CASOS DE ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: são os casos em que o paciente faleceu com suspeita de Covid-19, mas ainda não teve a comprovação por exames.
  • CASOS DESCARTADOS POR EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente apresenta os sintomas característicos de Covid-19, mas obtém resultado NEGATIVO para a doença no exame comprobatório.
  • CASOS QUE AGUARDAM RESULTADO DE EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente apresenta os sintomas característicos de Covid-19, mas ainda não obteve o resultado dos exames.
  • CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: casos de paciente com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza.
  • CASOS CURADOS DE SÍNDROME GRIPAL: paciente de síndrome gripal que já está há 3 dias sem os sintomas ou que cumpriu os 14 dias de isolamento e já não apresenta mais nenhum sintoma. Vale lembrar que em casos notificados de síndrome gripal não é coletado o material para exame laboratorial – uma conduta do Ministério da Saúde.
  • CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: corresponde aos pacientes de síndrome gripal que ainda não concluíram o tempo necessário de isolamento para serem considerados curados.
  • TOTAL DE CASOS NOTIFICADOS: soma dos casos confirmados, descartados, os que aguardam resultados e os de síndrome gripal.

 

ORIENTAÇÕES

Pessoas com sintomas leves de gripe devem permanecer em casa e tomar os devidos cuidados (repouso, boa alimentação e hidratação). Se além dos sintomas comuns, houver falta de ar, dificuldade para deglutir e dor de garganta, a pessoa deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber o atendimento e as devidas orientações.

 

CONFIRA ABAIXO AS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ÀS 18h30 DE HOJE, 5 DE JUNHO:

– CASOS POSITIVOS EM TRATAMENTO: 08 (oito)

– CONFIRMADOS POR EXAME LABORATORIAL: 32 (trinta e dois)

– CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS: 04 (quatro)

– TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: 36 (trinta e seis)

– CASOS CURADOS DE COVID-19: 26 (vinte e seis)

– CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS: 01 (um)

– CASOS DE ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: 01 (um)

– CASOS DESCARTADOS POR EXAME LABORATORIAL: 201 (duzentos e um)

– CASOS QUE AGUARDAM RESULTADO DE EXAME LABORATORIAL: 10 (dez)

– CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: 1090 (mil e noventa)

– CASOS CURADOS DE SÍNDROME GRIPAL: 901 (novecentos e um)

– CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: 189 (cento e oitenta e nove)

– TOTAL DE CASOS NOTIFICADOS: 1337 (mil trezentos e trinta e sete)

 

 

 

Os comentários estão encerrados.