BOLETIM DIÁRIO 07/07 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá

Avenida José Theóphilo começa a ser asfaltada em novo trecho
julho 7, 2020
“O Teatro vai até você”: projeto traz LIVE de música e dança neste domingo, 12 de julho
julho 8, 2020

BOLETIM DIÁRIO 07/07 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá

Print Friendly, PDF & Email

O “Boletim Epidemiológico Diário” é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Itajubá para informar a população e profissionais de saúde do município sobre os últimos dados relacionados ao coronavírus na cidade. Hoje, 7 de julho, o município registra a marca de 88% de pacientes curados. Até o momento, são 114 (cento e quatorze) casos confirmados de Covid-19, sendo 100 (cem) considerados curados, 11 (onze) em tratamento e 3 (três) óbitos.

No momento, a Unidade Especializada em Síndromes Respiratórias Agudas e Covid-19 do Hospital de Clínicas tem 4 (quatro) pacientes internados aguardando resultado de exame para Covid-19 ou positivos para Covid-19:

  • ITAJUBÁ: 1 (um) paciente em uso de oxigênio suplementar e positivo para Covid-19.
  • MICRORREGIÃO: 1 (um) paciente em uso de oxigênio suplementar e aguardando resultado de exame.
  • OUTROS ESTADOS: 2 (dois) pacientes aguardando resultado de exame, sendo 1 (um) em uso de oxigênio suplementar e o outro em ar ambiente.

A Santa Casa de Misericórdia de Itajubá abriga 7 (sete) pacientes internados aguardando resultado de exame para Covid-19 ou positivos para Covid-19:

  • ITAJUBÁ: 3 (três) pacientes aguardando resultado de exame, sendo 2 (dois) em ar ambiente e 1 (um) entubado.
  • MICRORREGIÃO: 3 (três) pacientes aguardando resultado de exame, sendo 2 (dois) em uso de oxigênio suplementar e o outro em ar ambiente.
  • MACRORREGIÃO: 1 (um) paciente em uso de oxigênio suplementar e aguardando resultado de exame.

 

É de extrema importância que a população confie apenas e tão somente nos dados aqui publicados, evitando divulgar mensagens não-oficias e dados inverídicos sobre a doença, o que pode gerar medo e insegurança na população.

 

ENTENDA O BOLETIM

  • CASOS POSITIVOS EM TRATAMENTO: casos confirmados, seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos, que ainda estão em fase de tratamento da doença.
  • CASOS CONFIRMADOS POR EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente realiza o exame comprobatório e obtém resultado POSITIVO para Covid-19. Importante: o exame deve ser feito na própria Fundação Ezequiel Dias (FUNED) ou em laboratório homologado pela instituição.
  • CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS: casos em que a pessoa não realiza o exame comprobatório, mas vem a apresentar sintomas leves ou graves da doença após ter tido contato íntimo (familiar ou não) com um paciente POSITIVO para Covid-19 confirmado laboratorialmente.
  • TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: soma de todos os casos de Covid-19 já confirmados na cidade (inclusive os que já se curaram), seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos.
  • CASOS CURADOS DE COVID-19: casos confirmados que cumpriram os 14 dias de quarentena e já não apresentam mais nenhum sintoma da doença.
  • CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS: são os casos em que o paciente falecido já estava diagnosticado com Covid-19.
  • CASOS DE ÓBITOS DESCARTADOS: são os casos em que o paciente falecido estava com suspeita da doença, mas os exames descartaram a Covid-19 como causa do óbito.
  • CASOS DE ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: são os casos em que o paciente faleceu com suspeita de Covid-19, mas ainda não teve a comprovação por exames.
  • CASOS DESCARTADOS POR EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente apresenta os sintomas característicos de Covid-19, mas obtém resultado NEGATIVO para a doença no exame comprobatório.
  • CASOS QUE AGUARDAM RESULTADO DE EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente apresenta os sintomas característicos de Covid-19, mas ainda não obteve o resultado dos exames.
  • CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: casos de paciente com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza.
  • CASOS CURADOS DE SÍNDROME GRIPAL: paciente de síndrome gripal que já está há 3 dias sem os sintomas ou que cumpriu os 14 dias de isolamento e já não apresenta mais nenhum sintoma. Vale lembrar que em casos notificados de síndrome gripal não é coletado o material para exame laboratorial – uma conduta do Ministério da Saúde.
  • CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: corresponde aos pacientes de síndrome gripal que ainda não concluíram o tempo necessário de isolamento para serem considerados curados.
  • TOTAL DE CASOS NOTIFICADOS: soma dos casos confirmados, descartados, os que aguardam resultados e os de síndrome gripal.

 

ORIENTAÇÕES

Pessoas com sintomas leves de gripe devem permanecer em casa e tomar os devidos cuidados (repouso, boa alimentação e hidratação). Se além dos sintomas comuns, houver falta de ar, dificuldade para deglutir e dor de garganta, a pessoa deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber o atendimento e as devidas orientações.

 

CONFIRA ABAIXO AS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ÀS 18h30 DE HOJE, 7 DE JULHO:

– CASOS POSITIVOS EM TRATAMENTO: 11 (onze)

  • EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: 10 (dez)
  • HOSPITALIZADOS: 01 (um)

– CONFIRMADOS POR EXAME LABORATORIAL: 110 (cento e dez)

– CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS: 04 (quatro)

– TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: 114 (cento e quatorze)

– CASOS CURADOS DE COVID-19: 100 (cem)

– CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS: 03 (três)

– CASOS DE ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: 00 (zero)

– CASOS DE ÓBITOS DESCARTADOS: 01 (um)

– CASOS DESCARTADOS POR EXAME LABORATORIAL: 488 (quatrocentos e oitenta e oito)

– CASOS QUE AGUARDAM RESULTADO DE EXAME LABORATORIAL: 03 (três)

– CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: 1692 (mil seiscentos e noventa e dois)

– CASOS CURADOS DE SÍNDROME GRIPAL: 1546 (mil quinhentos e quarenta e seis)

– CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: 146 (cento e quarenta e seis)

– TOTAL DE CASOS NOTIFICADOS: 2297 (dois mil duzentos e noventa e sete)

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.