Crianças de 6 a 11 meses devem ser vacinadas contra o Sarampo

Lançamento da 4ª Edição da Campanha de Redação acontecerá na próxima semana
setembro 19, 2019
Prefeitura de Itajubá abre inscrições para tradicionais competições esportivas
setembro 20, 2019

Crianças de 6 a 11 meses devem ser vacinadas contra o Sarampo

Print Friendly, PDF & Email

A Prefeitura de Itajubá informa que crianças de 6 até 11 meses devem ser vacinadas contra o Sarampo. Os pais ou responsáveis devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua casa, acompanhados da carteira de vacinação da criança, para atualização.

As crianças receberão a chamada “dose zero”, cujo objetivo é proteger esse grupo mais vulnerável ao vírus e com mais risco de ter complicações causadas pela doença.

Ao completar 12 meses, cada criança vacinada deve retornar ao Posto de Saúde para receber a “dose um”, respeitando o prazo de 30 dias, entre as doses. A segunda dose deve ser aplicada aos 15 meses. Adultos de até 59 anos também devem ser vacinados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Itajubá não tem nenhum caso suspeito ou confirmado sobre a doença, porém, foram confirmados casos da doença nas cidades de Pedralva e Pouso Alegre.

A vacinação contra o Sarampo é disponibilizada durante todo ano nos Postos de Saúde do município.

SOBRE O SARAMPO
Causada por um vírus, o Sarampo é uma doença infecciosa.

Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, outros sinais e sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Fonte: Ministério da Saúde

Os comentários estão encerrados.