Momento do Servidor: Jamile Tatiana de Oliveira fala sobre o Centro Multiprofissional de Saúde Mental

Copa dos Campeões de Xadrez movimentou Praça de Esportes de Itajubá
setembro 30, 2019
Atenção: Reunião Ordinária da Secretaria de Esportes e Lazer acontece nesta sexta-feira
setembro 30, 2019

Momento do Servidor: Jamile Tatiana de Oliveira fala sobre o Centro Multiprofissional de Saúde Mental

Print Friendly, PDF & Email

A busca da excelência nos processos de trabalho, a qualidade no atendimento ao cidadão e a valorização do servidor público municipal estão entre as premissas da atual Administração da Prefeitura de Itajubá.

Para valorizar ainda mais o trabalho desses profissionais, a Prefeitura lançou o Momento do Servidor, que hoje apresenta Jamile Tatiana de Oliveira, coordenadora e Assistente Social do Centro Multiprofissional de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Itajubá.

O Centro Multiprofissional de Saúde Mental trabalha com estratégias e diretrizes adotadas pelo país para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. Abrange a atenção às pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

Jamile é natural de Piranguinho (MG). Concluiu em 2012 o curso de Assistência Social pela UNOPAR de Itajubá. Trabalhou em cidade como Pedralva (MG) e Brazopólis (MG). Começou a trabalhar na Prefeitura de Itajubá em 2013 na Secretaria de Municipal de Saúde e, em 2017, assumiu o cargo de coordenadora no Centro Multiprofissional em Saúde Mental.

Atualmente, o Conselho Multiprofissional de Saúde Mental é formado por dois psicólogos, uma recepcionista, uma técnica de enfermagem e uma educadora física. “Aqui no Centro, são feitas triagens e regulação de vagas. Para o cidadão obter o tratamento corretamente, ele precisa comparecer no Posto de Saúde do seu bairro, consultar com um médico que irá avaliar seu quadro. Desta forma, será enviada uma solicitação para os profissionais do Centro Multiprofissional de Saúde Mental e, em seguida, encaminhamos para as redes de assistência social do município”, explica Jamile.

O trabalho do Centro vai além do atendimento laboratorial. Todo atendimento intermediário é realizado no local. Eles também trabalham em parceria com as Unidades de Saúde e com a rede de assistência social como: CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.

O Setor de Saúde Mental do município é composto pelo CASPS AD, Centro Multiprofissional de Saúde Mental e convênio com o CAPS Dr. Bezerra de Menezes. “Até agosto de 2020, o município terá CAPS II e, com ele, será realizado vários atendimentos relacionados a saúde mental”, ressalta a coordenadora do Centro Multiprofissional de Saúde Mental.

Recentemente, foram criados novos grupos de atendimento no Centro, são eles:
• Grupo de luto terapia
• Grupo de ansiedade
• Grupo de transtorno obsessivo-compulsivo

Há também, três tipos de psicologia:
• Psicologia para adultos
• Psicologia para adolescente
• Psicologia para crianças de até 12 anos

Sobre o Ambulatório de Luto
O ambulatório de luto é uma parceria com a Faculdade de Medicina de Itajubá, que iniciou em fevereiro, desse ano, com três tipos de atendimento psiquiátricos, são eles: psiquiatria normal e dois ambulatórios de ensino. Para ser atendido pelo ambulatório de luto, o cidadão pode comparecer direto ao Centro Multiprofissional de Saúde Mental.

O Centro Multiprofissional de Saúde Mental atende a população Itajubense das 7h às 17h, na Rua Zequinha Braga, n°133, no bairro São Vicente.

Os comentários estão encerrados.