Momento do Servidor: Rose Marchetti apresenta o Setor de Imunizações

Aniversário Faci: Confira alguns momentos do primeiro dia de comemorações
junho 17, 2019
Rebourgeon Atlético Clube é o campeão da primeira edição da Super Copa de Futebol Amador
junho 17, 2019

Momento do Servidor: Rose Marchetti apresenta o Setor de Imunizações

Print Friendly, PDF & Email

A busca da excelência nos processos de trabalho, a qualidade no atendimento ao cidadão e a valorização do servidor público municipal estão entre as premissas da atual Administração da Prefeitura de Itajubá. Para valorizar ainda mais o trabalho desses profissionais, a Prefeitura lança o Momento do Servidor. Confira!

Localizado na Policlínica Amilcar Pellon (Policlínica do Mercado), o Setor de Imunizações da Prefeitura é responsável pela supervisão e coordenação das Unidades de Saúde do município e pela distribuição de vacinas para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF) de Itajubá. Oito funcionários atuam somente no Setor de Imunização da Policlínica: são enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados que realizam o processo de triagem e aplicação de vacinas, além da funcionária da faxina e do motorista. Atualmente, a Prefeitura disponibiliza para a população 23 salas de vacinas, sendo 6 unidades móveis e 17 fixas. Todas as Salas de Vacinas são padronizadas e possuem ar condicionado, câmara de imunobiológicos (vacinas) e gerador de energia.

A enfermeira Rosemary Marchetti Cardoso Campos trabalha na Prefeitura há 24 anos. Atualmente, ela coordena o Setor de Imunizações, onde atua há 23 anos. Ela ressalta o nível de excelência do Setor em que trabalha, pois Itajubá é um dos poucos municípios da região que contempla todas as normativas do programa de Imunizações. “Isso é um grande feito para o município e somos modelo para a nossa região”, observa. Rose explica que todos os profissionais da área de Enfermagem que atuam no Setor passam por um processo de capacitação teórica e treinamento prático antes de começar a atender os pacientes.

Campanhas de vacinação

As campanhas de vacinação são realizadas pelo Setor de Imunização de acordo com o Calendário Nacional de Vacinas. Segundo Rose, o Calendário possui duas campanhas de vacinação que são rotina: a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que ocorreu em maio de 2019, e a Campanha de Vacinação infantil, geralmente realizada no mês de agosto. “Todas as campanhas apresentam bons resultados. Por exemplo, encerramos a campanha de vacinação contra a gripe no dia 31 de maio e, nesse dia, mesmo o estado não cumprindo os 90% considerados ideais, Itajubá já havia atingido esse percentual. Ou seja, atingimos o objetivo e isso foi possível graças ao esforço comum, pois todas as Unidades de Saúde do município trabalharam muito, chamando as pessoas, divulgando, indo atrás das crianças e professores nas escolas, buscando idosos em suas casas, ou seja, todos se movimentaram muito para chegar a esse objetivo”, ressalta a coordenadora.

Rose informa que a segunda grande Campanha de Vacinação será realizada em agosto, com início no dia 5. “O País está passando por um momento de retorno do Sarampo e já havíamos obtido uma certificação internacional de erradicação dessa doença, em 2016. Mas o Sarampo voltou e, com isso, teremos que intensificar a vacinação da população. Provavelmente essa campanha não irá contemplar somente as crianças. Teremos que contemplar outros grupos também”, diz.

Certificado Internacional de Vacinação

O município de Itajubá, desde dezembro de 2018, é referência, na região, para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), documento exigido por determinados países e que comprova a vacinação contra doenças como a Febre Amarela. O Setor de Imunizações possui uma agenda de atendimentos que contempla os moradores de Itajubá, da região e mesmo de outros locais do País.

O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itajubá fica na Policlínica Amilcar Pellon, na João Gomes de Lima, no bairro São Vicente, em Itajubá. Telefone: 35 3692-1173

 

Os comentários estão encerrados.