Espaço Cultural no Museu recebe exposição da artista Itajubense Cleuza Borges

Aviso de desligamento de energia – confira o local
setembro 12, 2019
Corrida de Rua Zatopek acontecerá neste domingo
setembro 12, 2019

Espaço Cultural no Museu recebe exposição da artista Itajubense Cleuza Borges

Print Friendly, PDF & Email

A partir de hoje, quinta-feira, dia 12, está disponível para visitação, no Espaço Cultural Talento e Arte ‘Maria Lira Pereira’, localizado no Museu Wenceslau Braz, a exposição da artista Itajubense, Cleusa Borges.

As obras óleo sobre tela da artista ficarão disponíveis para visitação até o dia 27 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, com entrada gratuita.

EVENTO: Exposição da artista Itajubense, Cleusa Borges
DATA: 12 a 27 de setembro
HORÁRIO: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.
LOCAL: Espaço Cultural Talento e Arte ‘Maria Lira Pereira’ – Museu Wenceslau Braz

Sobre a artista
Cleusa nasceu em Itajubá, no dia 14 de Junho de 1957, mãe de três filhos e avó de dois netos, é técnica em Enfermagem, funcionária aposentada em atividade da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá e presidente do Sindicato da Saúde de Itajubá e Região (SEESSIR) em seu 3º mandato.

O artesanato sempre esteve presente em sua vida. Desenvolveu habilidades de confeccionar flores artificiais de tecido e biscuit, frutas de parafina, pinturas em vidro e porcelana, pintura em cerâmica com a técnica Bauer (pintura Alemã). Em 1996 deu aulas de artesanato na Fundação Bradesco e no Salão Paroquial da Igreja São José, como voluntária. No ano de 1997 e 1998 comercializou seu trabalho na feira de artesanato de Itajubá, em espaços cedidos pela Prefeitura e na praça Wenceslau Braz. Sempre teve como sonho aprender a pintar em tela, começou a realizá-lo em 2014.

Sobre pintura a óleo sobre tela
A pintura a óleo é uma técnica que mistura pigmentos e óleo de secagem (o mais comum é o óleo de linhaça). A essência de terebintina é usada como solvente, para obter uma pincelada mais fluida ou mais colada, conforme o caso. Em 2014, Cleusa iniciou as aulas de pintura a óleo sobre tela com a professora Terezinha Poddis. A técnica aprendida foi a de traçado quadriculado.

Posteriormente, em 2015, buscando aperfeiçoamento, iniciou o curso no Centro Vocacional Tecnológico de Itajubá (CVT), com o professor Márcio Ferreira utilizando a técnica de risco à mão livre. Atualmente, continua frequentando as aulas, porém no espaço das Antigas Alunas da Previdência. A temática utilizada para as telas é variada. A preferência é por flores, mas também pinta paisagens e reproduz fotos de lugares ou personagens. Suas telas são coloridas e de tamanhos diversos.

Os comentários estão encerrados.