Momento do Servidor: Edna Maria de Faria fala sobre o Conselho Tutelar

10ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 30 de agosto
agosto 28, 2019
Feira Agroecológica e Cultural de Itajubá – FACI acontece toda quinta-feira no bairro BPS
agosto 29, 2019

Momento do Servidor: Edna Maria de Faria fala sobre o Conselho Tutelar

Print Friendly, PDF & Email

A busca da excelência nos processos de trabalho, a qualidade no atendimento ao cidadão e a valorização do servidor público municipal estão entre as premissas da atual Administração da Prefeitura de Itajubá. Para valorizar ainda mais o trabalho desses profissionais, a Prefeitura lançou o Momento do Servidor, que hoje apresenta Edna Maria de Faria, presidente Administrativa do Conselho Tutelar da Prefeitura Municipal de Itajubá.

Recebe o nome de Conselho Tutelar o órgão público permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos por Lei. No município de Itajubá o Conselho Tutelar é coordenado por Edna Maria de Faria. Edna é natural de Itajubá, mas já residiu em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Cursou Assistência Social pela Unopar de Itajubá, concluído em 2012. Em 1986, trabalhou como Auxiliar de Enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde, onde se aposentou. E em 1997, foi secretária na Secretaria de Desenvolvimento Social. Há 4 anos está à frente do Conselho Tutelar, como conselheira tutelar e presidente administrativa. O trabalho neste setor demanda muita responsabilidade, afinal “sempre chegam denúncias de vários casos diferentes, denúncias sobre violação dos direitos da criança e do adolescente, e temos que averiguar e realizar visitas”, diz Edna.

O Conselho Tutelar é composto por cinco conselheiros, um agente administrativo, uma auxiliar de serviços gerais e um motorista. “As tarefas são dividas entres todos os funcionários. As visitas, por exemplo, são feitas diariamente, por haver uma extensa demanda, e que são dividas pelos cinco conselheiros. Desta forma, não sobrecarrega ninguém” explica Edna. O Conselho atende crianças e adolescente de até 18 anos de idade. Medidas de proteção que são aplicadas quando os direitos de ambos são violados pela sociedade, estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta. “O principal papel do Conselho Tutela é de proteger as crianças e adolescente do município de Itajubá” ressalta a diretora.

Edna explica que, em grande parte dos casos, a ação ocorre através de uma denúncia, que é anônima e pode ser feita pelo telefone do Conselho Tutelar (35) 3692-1756, telefone de plantão (35) 9 9761-3988, ou pelo disque 100 dos Direitos Humanos. “É necessário que ao ligar o denunciante informe o endereço, número da casa e o bairro onde a criança ou o adolescente reside para que a visita aconteça”.

O Conselho Tutelar de Itajubá está localizado na rua José Joaquim, nº 119, no bairro Varginha, com horários de atendimento das 8 horas às 18 horas. Aos finais de semana e feriados o Conselho é regido por um plantão de 24 horas.

Os comentários estão encerrados.