Momento do Servidor: Priscila Silvério fala sobre Bolsa Família e Cadastro Único (CADUNICO)

Unidade Integrada de Assistência Farmacêutica: acompanhe a evolução da obra
junho 27, 2019
Alunos da E.M. Prof. Isaura Pereira dos Santos terão uma nova quadra poliesportiva após reforma
junho 28, 2019

Momento do Servidor: Priscila Silvério fala sobre Bolsa Família e Cadastro Único (CADUNICO)

Print Friendly, PDF & Email

A busca da excelência nos processos de trabalho, a qualidade no atendimento ao cidadão e a valorização do servidor público municipal estão entre as premissas da atual Administração da Prefeitura de Itajubá. Para valorizar ainda mais o trabalho desses profissionais, a Prefeitura lançou o Momento do Servidor, que hoje apresenta Priscila Silvério, para falar sobre Bolsa Família e Cadastro Único (CADUNICO).

O Setor de Coordenação de Programas Sociais abrange vários programas sociais, entre eles está o Bolsa Família e o Cadastro Único (CADUNICO) que tem como objetivo principal melhorar as condições de vida da população, assim como, a cidadania e desenvolvimento social. Seis funcionários atuam somente na Coordenação de Programas Sociais: são assistente social, entrevistadores, digitadores, motorista, e recepcionista.

A servidora pública Priscila Silvério Santana trabalha na Prefeitura de Itajubá há 13 anos. Atualmente, ela coordena os programas sociais como o Bolsa Família e o Cadastro Único.

Cadastro Único

O Cadastro Único é a porta de entrada para todos os programas sociais Governo Federal, é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa família.  O programa foi criado para atender famílias de baixa renda (meio salário mínimo), e famílias de até três salários familiares, que queiram participar de algum benefício fornecido pelo mesmo.

Bolsa Família

É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

Para se candidatar ao programa, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único com seus dados atualizados há menos de 2 anos. Se os dados da família atender a todos os requisitos do programa, ela estará recebendo o cartão Bolsa Família em sua residência. A seleção das famílias e a liberação do cartão é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Tipos de benefícios do Programa Cadastro Único

O Programa de Cadastro Único engloba vários programas sociais que presta auxilio para a toda a população Brasileira, entre eles estão:

Tarifa Social de Energia Elétrica/Água: Desconto na conta de energia elétrica para famílias inscritas no Cadastro Único ou pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Programa Minha Casa Minha Vida: Programa que auxilia na compra da casa própria ao facilitar as condições de financiamento, a depender da renda da família. As famílias de baixa renda que estão no Cadastro Único pagam prestações reduzidas para adquirir seu imóvel.

Benefício de Prestação Continuada (BPC): É um benefício de renda no valor de um salário mínimo para pessoas com deficiência de qualquer idade ou para idosos com idade de 65 anos ou mais que apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, por isso, apresentam dificuldades para a participação e interação plena na sociedade.

Identidade Jovem (ID Jovem): É o documento que possibilita aos brasileiros com menos de 30 anos acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Carteira do Idoso: Com esta carteira, a pessoa pode ter desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens interestaduais em transporte coletivo, como ônibus, trem e barco. O Estatuto do Idoso também determina que sejam reservadas duas vagas gratuitas por veículo para pessoas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos: Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso público de órgãos do Poder Executivo Federal, assim como em processos seletivos simplificados para a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade de excepcional interesse público.

A Coordenação de Programas Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itajubá está localizada na rua Alcides Faria, no bairro Varginha, em Itajubá. Telefone: (35) 3692-1758.

Os comentários estão encerrados.