Prefeitura de Itajubá participou do lançamento do projeto #VisiteMantiqueira

Saúde no bairro: Projeto beneficiou moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima
agosto 26, 2019
Frentes de trabalho atendem as demandas do Fala Cidadão
agosto 26, 2019

Prefeitura de Itajubá participou do lançamento do projeto #VisiteMantiqueira

Print Friendly, PDF & Email

A Prefeitura de Itajubá participou da solenidade de lançamento do projeto de promoção nacional #VisiteMantiqueira, iniciativa do Ministério do Turismo, da Secretaria de Turismo de Minas Gerais e do Sebrae. A cerimônia foi realizada no dia 23 de agosto durante o 2º Encontro Regional de Turismo, na Catedral de Bambu do Parque das Águas, na cidade de São Lourenço (MG). A ocasião foi marcada pela presença de representantes do Ministério do Turismo (MTur), Sebrae Nacional, Secretaria de Estado de Turismo e de aproximadamente 70 municípios mineiros e de São Paulo, pertencentes à Serra da Mantiqueira.

O projeto é uma ação conjunta entre quatro Circuitos Turísticos: Circuito das Águas, Circuito Caminhos da Mantiqueira, Circuito Serras Verdes e Circuito Terras Altas da Mantiqueira, diretamente com o Ministério do Turismo, através do Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluízer Malab. O programa proporcionará promoção e divulgação do destino turístico, através do MTur, em parceria com grandes empresas estatais e privadas, para o Brasil e para o Mundo.

Em seu discurso, Malab ressaltou a importância para o Ministério em investir neste projeto, que funciona como um programa piloto de trabalho entre três Estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo ele, a Serra da Mantiqueira é um importante destino brasileiro, principalmente durante o inverno. Por isso haverá um esforço para o desenvolvimento da Rota até o fim de 2019, para que o projeto esteja pronto para captar turistas já no ano de 2020.

O Diretor-Presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também discursou sobre a importância da região para o Brasil e colocou o Sebrae à disposição do Ministério do Turismo para desenvolver este projeto. O lançamento ainda contou com a presença do Superintendente de Políticas do Turismo, Rafael Almeida de Oliveira. Em sua explanação, Rafael contou sobre a política de trabalho que o Governo Estadual tem adotado, em parceria com o MTur.

A Prefeita Municipal de São Lourenço, Célia Cavalcanti, em seu discurso contou sobre a força empregada neste projeto, desde o início do ano, com frequentes visitas ao Ministério do Turismo e com o Grupo Gestor do #VisiteMantiqueira para a formatação do trabalho. Ela destacou a importância do turismo para a economia da região na geração de emprego e renda, ainda e ressaltou a relevância do trabalho em conjunto entre a esfera federal, estadual e municipal para que seja possível alavancar o turismo em nossa região.

O Grupo Gestor é composto por representantes dos quatro Circuitos Turísticos envolvidos. São eles: Célia Shiguematsu Cavalcanti Freitas Lima, Prefeita de São Lourenço e Presidente do Circuito das Águas; Joana Maria Coelho, Secretária de Turismo de São Lourenço; Edimilson da Silva Faria, Coordenador de Turismo de São Lourenço; Lucas Muniz, Assessor de Turismo de São Lourenço; Ane Souza, Gestora do Circuito das Águas; Gilberto Alves Furriel da Silva, Presidente do Circuito Terras Altas da Mantiqueira e Secretário de Turismo de Aiuruoca; Cristina Motta, Gestora do Circuito Terras Altas da Mantiqueira; Beatriz de Carvalho Penna, Consultora do Circuito Terras Altas da Mantiqueira; Massoud Nassar Neto, Secretário Municipal de Turismo da Prefeitura de Itajubá e Presidente do Circuito Caminhos da Mantiqueira; Luiz Augusto da Silva, Vice-prefeito e Secretário de Cultura e Turismo de Maria da Fé e Vice Presidente do Circuito Caminhos da Mantiqueira; Patrícia Santos de Almeida Bernardo, Prefeita de Maria da Fé; José Maurício Campos Ribeiro, Encarregado de Turismo de Maria da Fé; Eduardo Vieira Lanza, Gestor do Circuito Caminhos da Mantiqueira; Rosângela de Carvalho, Vice-prefeita de Soledade de Minas; Rosely Moraes, Presidente do Circuito Serras Verdes; Allysson Jonnes Aquino, Secretário de Turismo de Camanducaia; Carolina Cerrato Tuller, Assistente de Gabinete da Secretaria de Turismo de Camanducaia; e Rebecca Wagner, Presidente do COMTUR de Camanducaia.

Este foi apenas o primeiro passo, que tornou público o projeto #VisiteMantiqueira. Lançada a pedra fundamental e o compromisso oficial do Governo Federal e Estadual e do Sebrae com o projeto, o Grupo Gestor continuará se reunindo para conhecer as necessidades de cada município e formatar um projeto macro de promoção e desenvolvimento do território, a ser apresentado e executado pelo MTur.

Confira, nas imagens, alguns momentos do evento:

Os comentários estão encerrados.